A história em monumentos de São Paulo

1 Flares 1 Flares ×

Neste post, vou mostrar alguns monumentos em São Paulo que nos ajudam a aprender mais sobre a história da cidade e também do país.

Para falar de monumentos sobre a cidade, não poderia começar por outro que não o…

Monumento da fundação da cidade de São Paulo

20160915_135925

Localizado no Páteo do Colégio, esse monumento é oficialmente conhecido como “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”. Com altura de 25,75m, o monumento é composto por um pedestal em granito cinza, de onde parte uma coluna em granito rosa polido. São representados jesuítas e índios, principais atores desse período histórico. Fiz um vídeo sobre esse monumento e seu contexto, deem uma olhada:

+ História de São Paulo: a fundação da cidade

Monumento às bandeiras

Em 25 de janeiro de 1953, Victor Brecheret  inaugurou a obra Monumento às bandeiras, um dos símbolos da cidade, em comemoração ao aniversário da cidade. Ele também é conhecido como Deixa que eu empurro, esse monumento está em frente ao Parque do Ibirapuera. Mas o que ele nos conta sobre a história da cidade ou do país? O monumento é uma homenagem aos bandeirantes, caçadores de riquezas minerais que, no período colonial, exploraram regiões de interesse em busca de fortunas no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul do país; com isso, os bandeirantes também contribuíram para a expansão territorial de nosso espaço físico.

+ São Paulo que vale a pena: Parque do Ibirapuera 

Mausoléu aos Heróis de 32

Todo em mármore travertino, esse obelisco é símbolo da Revolução de 1932. Com 72 metros de altura, é o maior monumento da cidade. Ele foi iniciado em 1947, mas concluído somente em 1970.  Falo mais sobre essa revolução em outros posts:

+ Você sabia?: origem da Revolução de 32

+ Conhecer São Paulo: Memorial de 32

Passemos aos monumentos de importância no âmbito federal.

Monumento à Independência do Brasil

Foi às margens do Ipiranga que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil. Não seria possível deixar esse evento tão importante sem um marco, um monumento para lembrar e comemorar a data e no mesmo local histórico da Proclamação.

Monumento ao Duque de Caxias 

Em 1941, Brecheret venceu o concurso internacional para o Monumento ao Duque de Caxias, considerada a maior escultura equestre do mundo (14 metros de altura, 7 metros de largura e 11,5 metros de comprimento). Essa escultura está localizada na Praça Princesa Isabel e representa Duque de Caxias, que proclamou nossa República. Então, é um monumento que homenagem o homem e o ato.

 Muito +

Veja a série História de São Paulo

Veja a série O que fazer em São Paulo

Veja a série Comer em São Paulo

Veja a série Conhecer São Paulo

Veja a série São Paulo que vale a pena

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*