Book tag: meus hábitos de leitura

0 Flares 0 Flares ×

Olá, pessoal!

Essa tag é sobre meus hábitos/rituais/esquisitices de leitura. Vamos lá?

1. Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo).

Costumo ler à noite durante a semana e pela manhã (quando possível) nos fins de semana, mas leio sempre que possível, basta ter uma oportunidade: transporte público, filas etc.

2. Você lê apenas um livro de cada vez?

Não. Acho que já falei em outros posts que leio vários livros alternadamente. Tem dia que não estou com saco para um tipo de leitura, sabe? Então leio outro gênero.

3. Qual seu lugar favorito para ler?

Na minha cama, antes ou depois de dormir.

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?

Eu sempre leio o livro primeiro e muitas vezes fico só no livro mesmo. Poucos filmes que são baseados em livros que assisti são melhores que o texto literário. Exceção e menção honrosa para Ligações Perigosas, baseado em As relações perigosas, de Choderlos de Laclos. Sei que são linguagens diferentes, mas, embora eu ame cinema, quando comparo a mesma obra nessas duas linguagens distintas, tendo a preferir o livro.

5. Qual formato de livro você prefere (áudio-livro, e-book ou livro físico)?

Livro físico sempre. Dou algumas chances para os e-books, pois são bem práticos, mas áudio-livro nunca. Essa coisa de escutar a narração não é comigo, não. Minha memória é visual, não auditiva; tenho que ler, escutar é insuficiente.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?

Acho que não… sou bem normalzinha nesse sentido. Não sei se devo citar que procuro ler vários livros simultaneamente em torno do mesmo assunto, mas gêneros diferentes. Exemplifico: se quero aprender mais sobre Idade Média, lerei a crítica de Bakhtin, as novelas de cavalaria sobre Rei Arthur, livros de história medieval, consultarei um dicionário medieval, estudarei os mitos medievais etc.

7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?

Não importa. Se as estórias de cada livro combinarem, tiverem um fio condutor que as relacionam,  já está bom.

DSC_0899

Gostaria que vocês também respondessem a essas questões ou apenas a algumas delas, aqui embaixo, nos comentários. Prometo interagir, responder todas e trocar experiências literárias.

Viaje na leitura, já que a vida real é insuficiente!