Carta-convite: já precisou de uma?

0 Flares 0 Flares ×

Já aconteceu de você planejar uma viagem para o exterior e ficar feliz da vida porque irá economizar o dinheiro da hospedagem, pois tem um amigo no país destino que se prontificou em te hospedar? Você pode continuar feliz com essa facilidade, mas pode se esquecer que para situações como essa muitos países exigem uma carta-convite endereçada a você por seu amigo.

Carta-convite
 Imagem deste link

Essa carta é formal, não pense que apenas um e-mail impresso com o convite de seu amigo servirá como documento para a Imigração.  Nessa carta é necessário constar dados como: o nome completo do convidado, dados completos (endereço e telefones de contato) do anfitrião e do convidado, datas de chegada e retorno do convidado, motivo da viagem e esclarecimentos quanto aos recursos financeiros do convidado. A carta-convite deve ter assinatura reconhecida em cartório e deve ser acompanhada da cópia de um documento de identidade e de um comprovante de residência do anfitrião.

É bom que você tente providenciar essa carta ao menos um mês antes da viagem, senão ficará angustiado, pois a pressa em resolver o seu problema é apenas sua, não do anfitrião. Cada pessoa tem sua forma e seu tempo de funcionar, e a burocracia tem sua forma e seu tempo para nos desesperar.

Neste site tem um modelo simples, mas bacana de carta-convite.