Comida típica da Turquia

0 Flares 0 Flares ×

Não vou enganar, fiquei com medo do tipo de comida que encontraria na Turquia, mas me surpreendi positivamente. Que bom!

Istambul, Turquia

A pimenta, como as que estão em cima dos tomates na imagem acima, parece ser ingrediente básico da maior parte dos pratos. Acreditem em mim: os turcos comem essa pimenta em sanduíche no café da manhã. Tudo bem que a pimenta não é ardida, mas… no café da manhã?

Gostei da comida daqui. Vi em vários lugares, mas não tive oportunidade de experimentar, um pão enorme, que lembra o pão sírio, mas é bem maior. Vejam o preparo dele.

Istambul, Turquia

Além das pimentas, o que me pareceu ser mais consumido por aqui foi o…

Smit

Istambul, Turquia

Essa rosca enorme, coberta com gergelim é bem gostosa e barata (1 lira turca = 1 real e alguns centavos). Daí a popularidade da iguaria. Se comida pura, é um pouco seca, se acompanhada de uma bebida, alimenta como uma refeição. Por toda parte, há barraquinhas vendendo essa rosca. Em alguns lugares, elas são recheadas com nutella. Fica muito bom!

Um alimento que não poderia faltar por aqui são os famosos…

Kebabs

Istambul, Turquia

Os kebabs estão espalhados pela Europa, não poderiam faltar aqui também. Eles são um misto de churrasco grego com molhos, vegetais etc. Acompanham batatas fritas.

Mas do que eu gostei realmente foi do…

Sanduíche de peixe

Istambul, Turquia

É um sanduíche simples, mas delicioso! Peixe fresco grelhado, com cebola e alface em meia baguete. Hummm… Em frente à estação Eminonu, de onde saem os cruzeiros pelo Bósforo, estão os melhores, servidos numa barraca, com lugar para sentar e tudo. O preço? 5,50 liras turcas (+ ou – 6 reais). Virei fã!

Para beber, encontramos praticamente em cada esquina bancas como as da imagem abaixo.

Istambul, Turquia

São sucos de romã e uma fruta que não sei o nome em português e acho que nunca a vi no Brasil. É essa parecendo uma laranja, mas vermelha por dentro. Na Argentina há bastante dela e em Paris também já vi, em francês ela se chama “pamplemousse”. Enfim, a mistura mistura dessas duas frutas resulta num suco delicioso.

Também não posso me esquecer do…

Chai

Chai turco

Imagem deste link

É o chá turco, a principal bebida local, o mais tradicional é o chá preto bem forte. Embora quente, o chá não é servido em xícaras, mas em copo em formato de tulipa. A bebida é oferecida como sinal de hospitalidade, pode ser mais forte, mais fraca… tudo a depender do gosto do freguês. Os turcos tomam esse chá o tempo todo!

Agora os doces…

Istambul, Turquia

Não sou fã de doces, mas amo os doces turcos e árabes. Não são doces demais… muito bom!

Istambul, Turquia

Como o pistache é muito comum por aqui, ele está presente na maior parte dos doces, seja em grão seja triturado.

Istambul, Turquia

Esses ninhos, além de gostosos, são uma teteia.

Muito +

Veja todos os posts de Istambul

Veja o álbum fotográfico de Istambul

Veja a série Parada em Paris