Do aeroporto a Paris: como chegar de transporte público

0 Flares 0 Flares ×

Como muitos sempre me perguntam, segue a bula de como ir do aeroporto (Charles de Gaulle, Orly ou Beauvais) até o centro de Paris, aqui vai mais uma bula.

Do Brasil, só há vôos para os aeroportos Charles de Gaulle e Orly. Se você puder escolher chegar a Paris por um dos dois aeroportos, escolha o Orly. Já entenderás a razão. Você terá oportunidade, ou não, de chegar a Paris pelo aeroporto de Beauvais (se diz “bové”) se já estiver na Europa e pegar um vôo low cost para Paris. Se puder evitar chegar a Paris pelo Beauvais, evite. Já-já explicarei a razão.

Antes de mais nada, vamos entender a localização desses aeroportos em relação a Paris. Veja abaixo o mapa do metrô da cidade e arredores. Não se desespere para ler o que está escrito. Se você clicar aqui, verá o mapa em tamanho maior. O mapa abaixo é apenas ilustrativo. Perceba que há uma região mais clara, em formato octogonal. Paris é só isso. Em meio dia conseguimos atravessar a cidade de norte a sul à pé. Por essa razão, não há aeroportos na cidade. Em torno dessa região octogonal, há “faixas” concêntricas (imaginárias, é claro), que determinam os perímetros, as zonas. Paris é zona 1 e as zonas que vão se formando sucessivamente em torno dessa central são as zonas 2, 3, 4 e 5. Tudo isso para dizer que o aeroporto Orly fica na zona 3, sinalizado ao sul do mapa pela linha azul; o Charles de Gaulle, na zona 5, sinalizada ao nordeste do mapa pela mesma linha azul; o aeroporto de Beauvais fica mais longe, fora dessas cinco zonas.

 I – Como chegar do aeroporto Charles de Gaulle a Paris

Você viu que no mapa acima, há uma linha azul ao nordeste, indicando o aeroporto, não é? Essa é a linha do RER B, um trem que liga Paris às regiões periféricas. Em todo o aeroporto há sinalizações indicando a saída para o RER B, que sai do  terminal 3 do Charles de Gaulle. Se você chegar a esse aeroporto por outro terminal, basta pegar um trenzinho gratuito que o conduzirá até o Terminal 3 (também há indicação no aeroporto sobre isso). Chegando a esse terminal, você terá que comprar o bilhete para o trem. Siga os passos a seguir:

No Terminal 3 (e estação de metrô de Paris), você verá máquinas automáticas da imagem abaixo. Elas são fáceis de usar e você pode escolher o idioma (francês, espanhol, inglês, alemão e italiano).

Máquinas do metrô, Paris

Imagem deste link

1 – Inicialmente, há 2 opções: carregar o Navigo, uma espécie de bilhete único, e a compra de tíquetes;

2 – Você escolherá a opção para comprar tíquetes;

3 –  Aparecerá a tela abaixo;

máquinas metrô, Paris

Imagem deste link

4 – Você vai escolher a opção Billets Aéroports;

5 – Aparecerá a opção dos dois aeroportos e você escolherá o Charles de Gaulle;

6 – Você escolhe a forma de pagamento. Essas máquinas aceitam cartão de crédito; 

7 – Se achar tudo isso difícil, não desanime. Na parte debaixo da tela há a opção de anular o procedimento. Você poderá começar tudo de novo, mas não é difícil. Essas máquinas são super intuitivas.

Nessa linha há opções de trens que vão parar em todas as estações da linha, o que tornará o trajeto mais demorado, e opções de trens que fazem o trajeto expresso, sem paradas até chegar em Paris. Como saber a diferença entre eles? Só conhecendo a logística de transporte francês e compreendendo o idioma. É difícil de explicar, mas sei dizer que são trens alternados. De todo modo, qualquer um deles te deixará em Paris, a diferença é que um demorará um pouco mais que o outro. O trajeto com todas as paradas dura cerca de 1h. O preço do bilhete é de 10 euros. 

DSC_0606

 II – Como chegar do aeroporto Orly a Paris

Assim como no Charles de Gaulle, no aeroporto há várias indicações para chegar à Paris por trem. A diferença o Orly é um aeroporto menor e tem logística mais fácil, além de ser o mais próximo de Paris. No caso do Orly pegamos o mesmo RER B do Charles de Gaulle, percebam que no mapa acima é a mesma linha azul. A diferença é que antes de pegarmos o trem, temos que pegar o Orlyval, uma espécie de monotrilho. Não se preocupe, pois no aeroporto há várias indicações para o Orlyval, inclusive há uma escada rolante que desemboca diretamente nele. Dentro do Orlyval as informações aos passageiros são transmitidas em francês, inglês e espanhol.  Saímos do Orlyval já na estação Antony, onde passa o RER B que nos leva à Paris. É tudo muito fácil. Você vai tentar errar, mas não vai conseguir, basta seguir o fluxo.

Para comprar o bilhete para o trem, siga as instruções de compra para o Charles de Gaulle (logo acima). A diferença é que em vez de escolher Charles de Gaulle, você escolherá Orly.

Do mesmo modo que ocorre para chegar do Charles de Gaulle a Paris, ocorre com a chegada de Orly a Paris: você poderá pegar um trem que pare em todas as estações até Paris ou um que vá direto Paris. O mesmo que disse sobre o outro aeroporto vale para esse: pegue qualquer um que chegará a Paris do mesmo modo. O trajeto com todas as paradas dura cerca de 40 min (6 a 8 min no Orlyval; 25 a 30 min no RER B). O valor do bilhete é de 9,30 euros.

Essa é a opção mais barata e mais rápida para se chegar a Paris.

DSC_0753

III – Como chegar do aeroporto de Beauvais a Paris

Beauvais é uma cidade próxima a Paris, mas não tão próxima a ponto de ser muito “suave” pegar um avião no aeroporto de lá. Mas se não houver outro jeito, já está resolvido, será Beauvais mesmo.

Como já disse, chega pelo aeroporto de Beauvais quem já está na Europa e compra uma passagem low cost para Paris. Conheço apenas a companhia Ryanair que opera por esse aeroporto (a Easyjet opera pelo Orly).

Como nem tudo está perdido, a Ryanair tem um ônibus (transfer) que leva os passageiros da companhia ao centro de Paris a um custo de mais ou menos 15 euros. Em uma 1h15, mais ou menos, você  chegará a Paris, mas chegará no limite da zona 1. Explicando mellhor: o ônibus da Ryanair para na Porte Maillot, limite da zona 1 de Paris (linha amarela, à noroeste do mapa). Descendo lá, você pegará um metrô na estação Porte Maillot (linha 1 (amarela) do metrô) e descerá onde melhor lhe aprouver, a julgar pelo seu endereço de hospedagem.

Se você for sair de Paris pelo Beauvais, aconselho chegar na Porte de Maillot pelo menos três horas antes do voo. Os ônibus da Ryanair saem com horário marcado de acordo com cada voo da companhia. Se perder o ônibus referente ao seu voo, poderá pegar outro ônibus destinado a outro voo, mas é mais tenso.

Essa é a opção mais demorada e mais cara. Entendeu agora porque disse para evitar esse aeroporto?

Observações:

Não se preocupe em estar carregando malas em trens, pois isso é muito comum na Europa, principalmente em Paris, onde as pessoas arrastam mala para cima e para baixo. Os RER têm compartimentos para as malas e sempre estão cheios de viajantes, é o transporte mais utilizado para ir até os aeroportos.

Também há opções de ônibus para chegar a Paris, mas isso é assunto para outro post, além de eu achar que compensa mais a viagem por trem, que é mais rápido.

É claro que para todas as opções de aeroporto você também poderá pegar um táxi, mas desembolsará bem mais: de Orly a Paris ~40 euros; de Charles de Gaulle a Paris ~50 euros; de Beauvais a Paris ~100 euros.

+ Dicas

Veja aqui mais informações sobre o RER B (horários, intervalos etc.). Em espanhol.

No site da RAPT, você tem o mapa oficial, o plano interativo da malha metroviária de Paris.

Nesta  página, você tem um passo-a-passo de como utilizar o metrô de Paris. Em francês ou em inglês.

Nesta outra página, indicando a estação de partida e a de chegada, você tem informações sobre a duração da viagem, a distância e um mapa com o percurso percorrido.

Muito +

Veja a série Parada em Paris

Veja também o álbum fotográfico de Paris