Conhecer São Paulo: Capela Imperial e cripta

9 Flares 9 Flares ×

Pode ser que você já tenha visitado o Museu do Ipiranga (ou Museu Paulista), pode ser que você já tenha passeado pelos jardins do Parque da Independência, pode ser que você já tenha visto o…  

Monumento à Independência do Brasil

… mas pode ser que você ainda não tenha visitado a Capela Imperial e a cripta. 

 

 Se você estiver de frente ao Monumento à Independência do Brasil, perceberá que à direita tem uma entrada, a Capela Imperial.

Estando localizada às margens do Rio Ipiranga, onde foi proclamada a Independência do Brasil, a capela só pode ser imperial por se tratar do império de D. Pedro I.

Construída em 1952, na capela imperial de Dom Pedro I com seus restos mortais, à exceção do coração, que está na igreja da Lapa, em Porto, Portugal. 

Além de Dom Pedro I (1798-1834), estão sepultadas suas duas esposas, Maria Leopoldina (1797-1826)…

… e Dona Amélia (1812-1873).

Os  despojos da Imperatriz Leopoldina foram depositados em 1954; os de D. Pedro I, em 1972; os de D. Amélia, em 1984. O corpo de Dom Pedro I e D. Amélia foram trasladados de Lisboa; o de Maria Leopoldina foi transladado do Convento de Santo Antonio, no Rio de Janeiro.

Vocês hão de se lembrar que em 2016 foi revelado o resultado da exumação, iniciada em 2012, dos cadáveres das imperatrizes e de Dom Pedro I. Com isso descobrimos que Dom Pedro foi enterrado com pomba e circunstância em Portugal, roupa de militar português, medalhas  e tudo mais. 

Pesquisa revelou corpo de D. Amélia foi mumificado

Imagem deste link

Porém, surpresa mesmo foi com o corpo da Imperatriz Amélia, que estava mumificado. Considerando que ela morreu em 1873, está bem conservada.

Muito +

Veja toda a série Conhecer São Paulo

Veja a série História de São Paulo

Veja a série O que fazer em São Paulo

Veja a série Comer em São Paulo

Veja a série São Paulo que vale a pena

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*