Conhecer São Paulo: Galeria Prestes Maia

1 Flares 1 Flares ×

Hoje vamos conhecer um pouco melhor um lugar pouco conhecido e pouco valorizado, mas que foi projetado com muito boas intenções. Refiro-me à…

Galeria Prestes Maia

image144_thumb.jpg

Na imagem acima, Embaixo do monumento da Praça do Patricarca, temos a entrada da Galeria, com forma de acesso não muito animador. Descendo por aquelas escadas que parecem interditadas,  chegamos à Galeria Prestes Maia, vejam as mesmas escadas a partir da Galeria:

20160915_134049

Inaugurada em 1940 pelo prefeito da ocasião, Francisco Prestes Maia (daí o nome dela), a Galeria Prestes Maia tem 6 mil metros quadrados. Até o então presidente Getúlio Vargas esteve presente na inauguração.

20160915_133919

Há muitas escadas por aqui. Isso se explica pelo fato de o espaço ser formado por três andares: térreo, mezanino e subsolo. O térreo é logo após as escadas rolantes, descendo as escadas, somos presenteados com duas lindas obras de artes – uma do lado direito, outra, do esquerdo -, as esculturas Graça I e Graça II, de 1940, de Brecheret: 

DSC_0043

DSC_0047

Descendo um pouco de escadas, chegamos ao mezanino.

20160915_133608

Ainda no mezanino e nas laterais das escadas rolantes da imagem acima há o Salão Almeida Júnior, onde, durante a inauguração do espaço, se deu o Salão Paulista de Belas Artes, salão anual em São Paulo, inspirado no salão da Escola Nacional de Belas Artes. Esse evento contou com a presença de Anita Malfatti. 

Atualmente, nesse salão estão sendo acolhidos moradores de rua, virou uma espécie de albergue que, dizem, é temporário.

À entrada do lado esquerdo do Salão Almeida Júnior, temos esta linda escultura:  

20160915_133708
É uma cópia do Moisés, de Michelângelo, feita pelo Liceu de Artes e Ofícios. Vejam mais de perto.  

20160915_133733
No subsolo está a entrada/saída da galeria, logo abaixo do Viaduto do Chá. Assim entendemos que a função prática dessa galeria era ligar as partes alta e baixa do Vale do Anhangabaú. Isso foi feito em grande estilo, pois, apesar de minhas imagens não estarem tão boas, percebemos, pelos mármores e outros que tais, que o espaço foi planejado com certo requinte estético. As obras de arte e os eventos ocorridos inicialmente não me deixam mentir. 

Atualmente, a Galeria Prestes Maia é um anexo do edifício Matarazzo, prédio da Prefeitura, e será utilizada para fins administrativos (por isso anda funcionando um albergue por lá), mas a ideia é que passe por uma reforma e volte a ser um espaço voltado para artes também. Tomara.

Galeria Prestes Maia
82, Praça do Patriarca, 2 – Sé

Muito +

Veja toda a série Conhecer São Paulo

Veja a série O que fazer em São Paulo

Veja a série São Paulo que Vale a Pena

Veja a série Comer em São Paulo