Conhecer São Paulo: Museu de Arte Sacra

0 Flares 0 Flares ×

Neste post vou tratar de um museu pouco famoso em São Paulo. Por que será? Creio que seja porque muitas cidades tem o seu…

Museu de Arte Sacra

DSC_2021

Desse modo, quem já visitou um acha que já viu todos, certo?. Mais ou menos. Não é porque está em minha cidade, não, mas acho que esse museu tem um acervo mais legal do que a maioria dos museus de arte sacra que já vi. 

O estilo colonial da arquitetura combina com esse tipo de acervo, né? A construção é bem grande (sei que eu deveria ter tirado mais fotos), pois aqui é um mosteiro. Sim, é o Mosteiro da Luz ou Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, que abriga, desde 1970 o Museu de Arte Sacra de São Paulo. 

DSC_2010

Como em todo museu de arte sacra, o acervo é composto por objetos barrocos, ou seja, por altares com madeira policromada repletos de querubins (aqueles anjinhos bochechudos),…

DSC_2012

… por objetos em prata e ouro (coroas, relicários, terços etc.) e assemelhados. Não tirei muitas fotos, mas acreditem em mim, há muita coisa linda aqui.

DSC_2013

Não sei ao certo o nome do objeto acima, mas confesso que ele me hipnotizou. É lindíssimo! Pena que não consegui captar a beleza dele com a fotografia.

Se você for ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, não deixe de visitar um espaço onde há essa enorme maquete representando uma cidade em várias épocas históricas: medieval, renascentista etc. Vejam que lindeza!

DSC_2017

DSC_2018

DSC_2019

DSC_2020

Também informo que há doces vendidos por freiras. Não experimentei nenhum; não por falta de vontade, mas por pressa. Salivei com as ambrosias, compotas e que tais.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Av. Tiradentes, 676 – Luz (Metrô Tiradentes)

Funcionamento: quarta a sexta: 9h as 17h | sábado e domingo: 10h as 18h

 

Muito +

Veja a toda  série Conhecer São Paulo

Veja a série São Paulo que Vale a Pena

Veja a série Comer em São Paulo

2 Comentários

  1. Olá, querida Carmem.

    Paz e bem!
    Amo receber as suas postagens, leio todas e como sempre encantada com todos os seus comentários de obras famosas, viagens, etc.
    O Objeto Sagrado acima, que você esqueceu o nome é “Ostensório ou Custódia” ele é usado quando o Santíssimo é exposto ao povo. Se a hóstia consagrada estiver dentro dele (naquela tampinha de vidro no centro) a pessoa que estiver segurando deve estar com o véu umeral. Não sei se a minha explicação foi satisfatória.
    Beijos no coração, Suely.

Comments are closed.