Planejamento 360º

Você adora viajar e quer fazer isso sempre, mas sempre se enrola, não é? É assim mesmo… Dúvidas e angústias surgem antes, durante e depois da viagem.

Dúvidas e angústias do “antes”:

Às vezes, a dúvida é bem primária: para onde viajar? A cidade X fica em qual país? Qual país fica perto do qual? Que idioma falam? Qual é a moeda? Nesses momentos, um bom mapa com informações básicas sobre o país é fundamental.

Qual é a melhor opção: pacote turístico ou viagem por conta própria?

Se eu não contratar um pacote turístico, posso contratar um roteiroConsigo fazer meu próprio roteiro?

Qual melhor tipo de transporte para chegar lá? aviãocarroônibustremnaviobarcotrailler…?

Se a decisão for pelo avião, é possível conseguir passagens low costComo confiar na companhia aérea?

Depois do transporte, as principais dúvidas costumam ser sobre hospedagemComo reservar? Há outras alternativas, hospedagens mais baratas?

Após escolher o país desejado, surgem algumas dúvidas: o país X é caroQuanto vou gastar?

Surgem também  dúvidas sobre a cultura local: Será que é permitido usar isso ou aquilo lá? E se eu cometer alguma gafe?

Terceirizando o planejamento ou planejando por conta própria, sempre surge a dúvida sobre qual é o melhor guia de viagem.

documentação para viagem é um dos itens que mais tira nosso sossego: Como saber se vou precisar de visto? Vou me hospedar na casa de um amigo, precisarei de carta-convite?

As preocupações com a saúde também são recorrentes: Posso pegar alguma doença no exteriorE se eu passar malTerei que pagar por um médico?

E o petOnde  deixar o animal de estimaçãoE se for levá-lo, como fazer isso?

Agora, as angústias menores, mas também importantes: Como fazer as malasAlguém me ajudaComo saberei a temperatura de lá para decidir sobre qual roupa levar? Se levar meus equipamentos, poderei usá-los nas tomadas locais?

E para programar passeiosqual a diferença de fuso horárioEm que horário o sol se põe na Europa?

Dúvidas e angústias do “durante”:

Durante o voo: É minha primeira viagem de aviãoQual refeição servirão no aviãoÉ possível conseguir um upgrade de classeComo evitar desconfortos no avião?

Ainda no aeroporto… E eu se perder minha bagagem? E se ficar preso(a) na imigração? Aqui tem wi-fi?

Saindo do aeroporto: Como chegar do aeroporto ao centroComo conseguir um táxi confiável?

A perturbação com a documentação também poderá te perseguir durante a viagem: E se eu perder meu passaporte?

Depois vem a melhor parte: os passeios! Mas as angústias continuam: Devo contratar uma agência de city tour ou optar por um city tour gratuito? Talvez seja melhor contratar uma pessoa que conheça bem a cidade… um amigo de aluguel, talvez.

Sobre os ingressos das atraçõesDevo comprar cartões turísticos?

Para circular pela cidade ou entre cidades: Vou alugar um carro! Preciso de carteira de habilitação internacionalComo calculo o trajeto? E se eu errar o caminho?

Recalculando… Vou de transporte público! Como conseguir mapas de metrôs? Há transportes alternativos?

Outra coisa que pode te acompanhar desde o “antes” é o controle de finançasComo controlar as finanças enquanto viajo?

Com as finanças sob controle, ou não, é necessário comer, porém seu orçamento determinará se você poderá escolher um bom restaurante ou terá que aderir à comida de rua ou, no limite, apelar para uma refeição colaborativa.

Se sobrar dinheiro… Compras, compras e comprasComo vou fazer a conversão de medida de roupas?

A vontade de compartilhar as experiências de viagem com os amigos está sempre presente. Como lembrar dos nomes de todas as coisas que vi? Fazendo um diário de viagem.

A elaboração do diário desperta saudades… Para fazer um carinho a distância aos amigos, uma boa opção é postal personalizado.

Mas se a saudade for muito grande, é melhor escutar a voz deles: Como ligar do exterior para o Brasil?

Dúvidas e angústias do “depois”:

Voltando de viagem, além das malas para desfazer, há o dilema das fotografiasDevo fazer montagensUtilizo filtros para fotos ou não? E se eu fizer um fotobook? A foto até que saiu boa, mas queria te tivesse saído apenas eu… Da próxima vez talvez seja melhor fazer fotos panorâmicas

Tudo ajeitado: malas desfeitas, fotos organizadas e você volta à sua rotina. Se está cansado, mas com sorriso nos lábios, já é o momento que voltar ao início desta página novamente.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*