A Frankfurt de Goethe

0 Flares 0 Flares ×

Frankfurt é uma cidade que lembra Colônia, conforme vimos neste post, em muitos aspectos: há várias igrejas, muitos museus, um rio e várias pontes. Essas características há em várias cidades da Europa, mas eu, pessoalmente, gosto muito das cidades alemãs e não sei muito bem explicar a razão disso. Gosto e ponto.

Mesmo num dia chuvoso achei a cidade bonita.

Em alguns momentos a cidade também me lembrou Zurique.

O alemão me parece uma língua impossível, o curioso é que na ponte da imagem abaixo o texto está mais impossível ainda. Salvo engano é russo (????).

As cidades cortadas por rios ou lagos sempre me pareceram mais especiais que as outras. Há mais energia.

Adoro essas árvores que parecem feitas de ferro!

Perambulando pela cidade, encontrei o…

Museu de Arte Moderna

Frankfurt, Alemanha

Eu até que entrei nele, mas quando li os artistas que tinham obras nesse acervo, mudei de ideia. Eram obras de arte contemporânea como as de Andy Warhol, Liechtenstein etc. Não que esses não valham a pena. Valem. Mas vi um bom acervo de arte contemporânea recentemente e preferi investir meu escasso tempo em atrações que só poderia encontrar aqui, como o…

Museu Casa de Goethe

Frankfurt, Alemanha

No museu, há várias pinturas e esculturas, mas não pude entender muita coisa porque tudo estava em alemão, sem legenda em inglês. Ô, raiva! Isso é exclusão.

Frankfurt, Alemanha

Muitas das obras representam o poeta em várias fases de sua vida. É impressionante como é possível reconhecer Goethe apenas por seu olhar. No busto acima não é possível perceber, por isso fotografei o quadro abaixo (era permitido sem flash), mesmo não gostando de fazer isso, apenas para mostrar para vocês o olhar expressivo do poeta.

Frankfurt, Alemanha

Outra coisa interessante do museu é uma página ilustrada do Fausto, de Goethe.

Frankfurt, Alemanha

Quanto à casa, só mostrarei os cômodos que considero mais interessantes:

O quarto onde nasceu Goethe…Frankfurt, Alemanha

E a biblioteca, é claro. Frankfurt, Alemanha

As obras dessa biblioteca são antiquíssimas!

Além do Museu Casa de Goethe, há uma praça com o nome do poeta, onde há uma estátua dele.

Frankfurt, Alemanha

Eis algumas imagens da cidade, onde se destacam igrejas muito bonitas e grandes.

Aqui, um símbolo para lá de conhecido.

A satisfação que senti quando pisei em Colônia se repetiu quando pisei em Frankfurt. Acho que a Alemanha me agrada muito.

Rapidinhas

Acho que somente a posteridade achará uma nomenclatura adequada para o que chamamos de “moderno” e de “contemporâneo”. Onde termina um e onde começa outro? O conteúdo do acervo do museu de Arte Moderna me enganou. Pensei que encontraria Picassos, Van Goghs e impressionistas lá.

Muito +

Veja o álbum fotográfico de Frankfurt

Veja a série Parada em Paris