História das receitas: bobó de camarão

0 Flares 0 Flares ×

Apesar de não gostar de frutos do mar, devo admitir que Bobó de camarão é um prato bonito. Você conhece a história dele? Vamos à ela.

Como tudo que é histórico e cultural, a receita de bobó de camarão sofreu algumas influências. O prato foi inserido na culinária brasileira no século XVII e muitos garantem que teve influência indígena. Quanto à sua origem, nem preciso dizer que teve origem na África, né? A aparência do prato é muito africana. 

Mas os hábitos culturais são imperativos e por isso, no Brasil, o prato foi adaptado de acordo com o que a geografia local nos proporciona em termos de produção agrícola. Hoje identificamos como ingredientes do bobó de camarão a mandioca (ou aipim, ou macaxeira, como queira), camarão, coentro, dendê e leite de côco (opcional). Mas nem sempre foi assim, pois originalmente ele era feito com inhame.

Imagem deste link

Também não preciso dizer que é um dos principais pratos da culinária baiana, grande herdeira da culinária africana. Contudo, o prato é tão apreciado que já se espalhou pelo resto do Brasil, e muitos chefs acabam desenvolvendo sua própria receita, muitas vezes sofisticando bem para cobrar muito mais caro.

 Viaje na gastronomia, pois a vida pode ser mais gostosa!