História das receitas: caramelo salgado

0 Flares 0 Flares ×

Chamei de caramelo salgado, mas os franceses chamam de caramel au beurre salé. O que é isso? Isso é uma delícia! É um caramelo feito com manteiga salgada. Pode parecer esquisito, mas é uma delícia porque o salzinho quebra um pouco do açúcar do caramelo, resultando numa harmonia perfeita. Como nada aparece do nada, acompanhem o surgimento dessa maravilha.

O século XIV foi um período de ouro para culinária, pois nessa época foram descobertas as maravilhas que o sal pode fazer, sobretudo na conservação dos alimentos.

Já na idade média, mais precisamente em 1343, o rei Philippe VI criou um imposto do sal (gabelle du sel). Nesse o sal era um monopólio da monarquia e era conservado em sótão, e a população pagava taxas para ter quantidades ínfimas do produto. Em contrapartida, a Bretanha não tinha que pagar esse imposto, pois, nessa época, ela fazia parte dos Países francos. Assim, o sal nessa região era barato e ninguém se restringia a produzir e a consumir manteiga salgada. Essa iguaria tornou-se o símbolo forte da Bretanha.

Onde entra o caramelo salgado nesta história? Séculos depois. Em 1977, o chocolateiro Henri Le Roux, de Quiberon (Bretanha), decidiu fazer um doce simples, mas diferente dos produzidos pelos colegas de profissão. Depois de três meses de labuta, Le Roux atingiu o ponto que desejava e produziu um bombom com textura única, que era composto de caramelo com manteiga semi-salgada à qual acrescentou nozes, avelãs e amêndoas. Assim surgiu o caramelo salgado.

caramel-beurre-sale2Imagem deste link

Atualmente, esse caramelo salgado não é sucesso apenas na Bretanha, mas em toda a França e até mesmo no mundo. Se você for Paris, verá balas de caramel au beurre salé, sorvete de caramel au beurre salé, crepes de caramel au beurre salé, macarrons de caramel au beurre salé etc. Não deixe de experimentar, é realmente muito bom. Experimente e depois me conte.

Viaje na gastronomia, porque a vida pode ser mais gostosa!

Muito +

Veja toda a série História das receitas 

Veja a série História das coisas