História das receitas: petit gâteau

0 Flares 0 Flares ×

Estou ficando com a sensação de que todas as receitas famosas tem origem controversa. Isso me parece perfeitamente aceitável e com sentido, já que as culturas se misturam e se enriquecem.

Tudo isso para dizer que há quem diga que o petit gâteau foi criado nos Estados Unidos; e há os que dizem que a receita foi inventada na França. A única coisa que posso perceber que o nome do doce favorece a atribuição de paternidade aos franceses.

Paternidade americana: o aprendiz de chef de um restaurante, ao fazer um bolo de chocolate, aqueceu demais o forno. Mesmo assim os clientes gostaram da versão final do bolo.

Paternidade francesa: o chef francês, Jean-Georges Vongerichten, radicado em Nova York, ao fazer um bolo, errou a medida da farinha.

Resumindo: a receita nasceu nos Estados Unidos a partir de erro de um chef (ou quase) ao tentar fazer um bolo de chocolate.  

A combinação do bolo errado com o sorvete surgiu logo depois, então a sobremesa conquistou o mundo em pouco tempo. 

O que faz o petit gâteau ser petit gâteau? 

Imagem deste link

Bem, os elementos constitutivos da iguaria são um bolinho de chocolate firme por fora e cremoso por dentro e sorvete. Contudo, creio que a característica principal do doce é o fato de o recheio do bolo não ser de fato um recheio, mas a massa do bolo. Sim, a receita do bolinho do petit gâteau é isso: uma massa que quando assada fica firme/crocante por fora e cremosa por dentro.

Outro fator importante é que o recheio cremoso tem que estar quente para contrastar com o a cremosidade gelada do sorvete.

Um dado interessante é que a receita foi criada (ou errada) há pouco tempo, mais precisamente na década de 1990. Aos poucos a receita vem sendo modificada, com alterações do sabor do bolo ou apenas do recheio. Atualmente, essa sobremesa consta em vários cardápios pelo mundo afora.