História das receitas: risoto

0 Flares 0 Flares ×

A história da receita de hoje reúne dois temas caros a este blog; o primeiro, por razões óbvias, é a comida; o segundo, a arte. Continue lendo e entenda o por quê.

O risoto que conhecemos hoje teve origem no século XVI, porém, teve antecedentes já no século XI. Como o próprio nome nos indica, a matéria prima do prato é o arroz (riso = arroz, em italiano; risotto = arrozinho). Dizem que foram os sarracenos (árabes ou muçulmanos) que levaram o grão de arroz específico para o norte da Itália, região que dominavam.

A receita como a conhecemos hoje foi acidentalmente criada em 1574. Parece-me que essa história de desastre gastronômico nos rende resultados maravilhosos, não? Já vimos que o petit gâteau também surgiu a partir de um erro.

+ História das receitas: petit gâteau

Voltando ao erro do século XVI, em Milão. Valério di Fiandra, um renomado criador de vitrais para catedrais (foi quem criou os vitrais da catedral de Milão) e amante de obras de arte, também gostava muito da gastronomia italiana.

A partir daqui, há três versões da história:

a) No casamento da filha, Fiandra resolveu preparar o jantar para os convidados e durante a preparação do arroz deixou cair acidentalmente uma boa quantidade de açafrão, elemento que utilizava em seus vitrais para criar uma pigmentação amarelada.

b) Por ciúme da filha, durante os preparativos do casamento dela, Valério deixou cair um pedaço de açafrão no risoto com a intenção de estragar o almoço da festa.

c) Valério tinha um aluno de arquitetura que utilizava açafrão com muita frequência e seu mestre, Valério, não gostava muito dessa prática. Assim, durante o casamento da filha de Valério, o aluno subornou um cozinheiro para colocar um pedaço de açafrão no arroz do casamento da filha de Valério.

Em suma, não importa qual foi a intenção e quem foi o responsável pelo açafrão no arroz, só se sabe que a receita foi criada acidentalmente, já que não se pretendia criar um prato. O resultado foi que os convidados adoraram a iguaria e assim surgiu o risotto alla milanese.  

Risoto de carne seca (Imagem deste link)

No Brasil, a receita chegou em meados do século XIX com a imigração dos italianos e por aqui vários outros ingredientes foram acrescentados à receita, fazendo surgir várias derivações de risoto, como o da imagem acima, que é de carne seca.

Viagem na gastronomia, pois a vida pode ser mais gostosa!

Muito +

Veja toda a série História das receitas 

Veja a série História das coisas