Honfleur: puro charme

0 Flares 0 Flares ×

Situada bem no alto da Normandia, Honfleur é uma cidade linda e charmosa. Quando eu vi uma foto dessa cidade, logo quis conhecê-la. A imagem que eu vi é muito parecida com as das fotos abaixo.

Velho Porto

Honfleur, França

Honfleur, França

Esse porto é a parte efervescente da cidade, em volta dele há inúmeros restaurantes que servem ostras e bichos do tipo. A clientela adooora! Dizem que é ótimo. A minha parte quero em dinheiro porque não como nada disso.

Mais interessante que as ostras, é a história da cidade. Foi a partir desse porto que muitos exploradores iniciaram uma viagem ao Novo Mundo. Essa tradição marítima começou a ser construída a partir da invasão normanda à Inglaterra, no século XI, conforme vimos no post sobre Caen. Nessa época, mercadoriascom destino à Inglaterra eram embarcadas através do Canal por esse porto. Também foi a partir desse porto que Champlain iniciou sua viagem de conquista de Québec, Canadá, no século XVII. Mais um feito: desse porto Cavelier de la Salle saiu para explorar o Novo Mundo, chegou até o Mississipi e nomeou a área de Louisiana, em homenagem a Luís XIV. Nos séculos XVII e XVIII a prosperidade de Honfleur se deu por meio do comércio marítimo, incluindo o de escravos, com África, Índias Orientais e Açores.

Atualmente, a maior parte dessas embarcações são para lazer. Não que isso seja pouca coisa. Em volta desse porto há uma feira de artesanato aos sábados pela manhã. A maior parte do tempo em que todos os turistas costumam passar nessa cidade é gasta em torno desse porto.

Pena que estava um dia chuvoso, mas não foi motivo suficiente para me desanimar. Saindo a caça de lugares interessantes, encontrei a…

Igreja Sainte-Catherine

Honfleur, França

Achei essa arquitetura extraordinária! Principalmente por saber que a igreja foi construída pelo povo da cidade no final do século XV e início do XVI, após a igreja antecessora ter sido destruída durante a Guerra dos Cem anos.

Em frente à igreja, do outro lado da praça, está o…

Clocher Sainte-Catherine

Honfleur, França

Uma torre solitária com o sino da igreja, supostamente construído separadamente para evitar a queda de raios e consequente destruição da “nova” igreja.

Perambulando pela cidade vi várias placas que indicavam um lugar do qual eu nunca tinha ouvido falar, mas fiquei curiosa para conhecer:

Les Maisons Satie

Honfleur, França

Nessa casa nasceu o cantor e compositor Erik Satie (1866-1925), esse cantor é tanto conhecido pela sua excentricidade quanto pelas belas composições. Mas não pude conhecer o museu porque estava fechado.

Outro museu que também estava fechado é o…

Museu Eugène Boudin

Honfleur, França

Nesse museu há uma coleção impressionista que contempla obras de Monet, Dufy e, é claro, Eugène Boudin. E eu perdi tudo isso.

Encontrei um outro museu aberto, mas só de raiva, passei em frente, mas não entrei no…

Museu da Marinha

Honfleur, França

Eu tinha a memória fresca do Museu da Marinha de Paris e achei que poderia passar bem sem entrar nesse museu, que acredito ser mais interessante por fora do que por dentro.

Caminhar por Honfleur é uma delícia! As casas e as ruazinhas estreitas parecem cenário de filme. Vejam!

Honfleur, França

Outro famoso que estava sempre nessa cidade era Baudelaire. A mãe dele vivia aqui e o sonho dele era se instalar na cidade.

Depois de tanta perambulação pelo centro histórico, resolvi me esgueirar pela margem do Rio Sena (sim! é o mesmo Rio Sena que corta Paris). A paisagem é assim:

Achei um jardim que se chama Jardin des Personalités, um espaço lindo, super bem cuidado. Vejam algumas imagens sob chuva.

Enfim, ir a Honfleur é um passeio maravilhoso! A cidade é super pitoresca e aconhegante. Eu recomendo! 

Bula: Como chegar até Honfleur

Para ir até Honfluer é necessário pegar um trem e um ônibus, pois não há estação de trem na cidade.

Veja no post sobre Giverny todos os procedimentos para a compra de passagens de trem. Você poderá comprar as passagens para Lisieux ou para Troville/Deauville e descer numa dessas duas cidades e pegar o ônibus da companhia Bus Verts Cavaldos para Honfleur. Eu comprei o bilhete para Lisieux. A duração do percurso de trem é de 1h45. O valor do bilhete sempre irá variar de acordo com a antecedência da compra e dos horários escolhidos. Comprei com uns 20 dias de antecedência, paguei 17,00 euros por trecho saindo da estação Saint-Lazare (Paris) às 8h20 e saindo da estação de Lisieux às 17h34.

Para pegar o ônibus até Honfleur, sai de frente à estação. O trajeto demora 1h e custa 4,65 euros por trecho. O ônibus te deixa no Velho Porto (Vieux Bassin), bem no centro de Honfleur.

O inconveniente é que não há tantos ônibus indo e vindo para Honfleur, por isso é bom que você veja no site da companhia de ônibus os horários para planejar melhor sua viagem.

Rapidinhas

O que me desagrada em cidades pequenas é que museus têm horários limitados de funcionamento. Em Honfleur, ficam fechados de 12h as 14h ou 14h30. Isso limita muito meus passeios, pois deixo de ver muita coisa. Já havia passado por experiência semelhante em Auvers-sur-Oise e Pontoise.

Fiquei impressionada com a maneira que as pessoas se digladiavam com ostras e assemelhados nos restaurantes à beira do porto. Não conheço nada que me tire mais o apetite do que a visão e o cheiro de frutos do mar, bichos que, eu acredito, não são para comer, e sim para enfeitar o fundo do mar.

Muito +

Veja o álbum fotográfico de Honfleur

Veja posts sobre a Normandia

Veja a série Parada em Paris