La Défense: um contraponto a Paris

0 Flares 0 Flares ×

Às vezes tenho vontade de sair um pouco de Paris e ver o entorno. Hoje me deu essa vontade, por isso, fui a…

La Défense

França

O arco de la Défense é símbolo do local e futuramente poderemos subir no topo dele. Esse arco é um contraponto ao Arco do Triunfo, pequenininho, mas visível no centro da foto abaixo.

França

O Arco do Triunfo pode ser visto a partir de La Défense e…

França

… La Défense também pode ser vista a partir do topo do Arco do Triunfo.

O município de Défense está bem próximo a Paris, mas tem arquitetura totalmente diferente da capital francesa. Edifícios envidraçados e arranha-céus fazem parte da arquitetura do espaço que foi bem desenvolvido na gestão de François Mitterrand. Acho que nem preciso dizer que os parisienses, que são tão orgulhosos de ter uma patrimônio tão preservado e bem cuidado, detestaram a região. É muito modernismo para a cabeça dos parisienses.

França França
França França
França
Clique na imagem para ampliar
DSC_0341

Nesses edifícios funcionam grandes empresas, mas também grandes lojas comerciais. Há dois shoppins aqui, um na frente do outro. Em um deles, há a maioria das grandes lojas de roupas famosas daqui, como Zara, H&M, C&A, Celio, Uniqlo, dentre outras. No outro, há lojas como FNAC, Monoprix, Dechatlon.

Por outro lado, também há arte por aqui.

La Défense
Clique na imagem para ampliar
França

A escultura da primeira foto é uma obra do Miró de 1978, a segunda imagem é a de uma aranha gigante.

FrançaClique na imagem para ampliar França

A última foto acima não parecer representar um dedo são, não. Acho que tentaram reproduzir o dedo que muitas mulheres têm para arrumar namorado: dedo podre.

Défense não é Paris, mas é francesa, o que significa dizer que há também há jardim por aqui, para certificar ainda mais que é um espaço francês, apesar dos vidros.

França
Clique na imagem para ampliar
França

É engraçado que os jardins e as obras de arte acompanham o modernismo do local, deixando a paisagem uniforme, coerente.

França

Ganha um doce quem me encontrar na foto. Não na foto abaixo, mas na foto acima.

França

Gostei de conhecer Défense, mas devo confessar que concordo com os parisienses: eu prefiro o charme das construções antigas de Paris.

Bula: como chegar a La Defénse

É facílimo ir a La Defénse. Você deve pegar a linha 1 (amarela) do metrô, sentido La Defénse, e descer na estação final, que é bem no Arco. Como a região fica na zona 2 do metrô, com um bilhete simples você chega até ele, o que significa dizer que gastará apenas 3,40 euros, ida e volta, ou 2,60 euros, ida e volta, se você tiver comprado um pacotinho de 10 bilhetes.

Rapidinhas

O duro de estar sozinha aqui é ter que pedir para alguém tirar foto minha. Sai uma pior que a outra. Ou enquadram a obra e me cortam, ou fazem o contrário; ou desfocam a obra e me evidenciam, ou fazem o contrário; ou tiram de perto demais, ou de longe demais. Cada vez mais gosto menos de pedir para ser fotografada.

Muito +

Veja posts de cidades nos Arredores de Paris

Veja toda da série Parada em Paris

Veja também o álbum fotográfico de Paris

1 Trackback / Pingback

  1. https://www.gourmaleo.com/wp-atom.php?fussballbekleidung/textilien/trikots/sets/uhlsport-match-team-kit-langarm-schwarz-gold-f02.html,https://www.gourmaleo.com/wp-atom.php?fussballbekleidung/textilien/trikots/sets/uhlsport-match-team-kit-langarm-schwarz-g

Comments are closed.