Lisieux: a cidade de Santa Teresinha do Menino Jesus

0 Flares 0 Flares ×

Confesso que não planejei visitar essa cidade, sobre a qual não tinha nenhuma referência (nem meu super guia da França faz menção a ela), mas no dia em que estava voltando de Rouen, o trem parou na estação Lisieux e da janela do trem tive uma vista parecida com essa:

Lisieux, França

Assim, como minha ida a Honfleur não podia ser direta, pois nesta cidade não tem estação de trem, tive que escolher entre ir até Trouville/Deauville ou Lisieux de trem para pegar um ônibus para Honfleur. A vista da imagem acima me fez decidir por Lisieux.

Desci do trem e subi o morro para ver que construção é essa. Descobri que é a…

Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus

Lisieux, França

Embora Tereza tenha nascido em Alençon, essa basílica foi construída em Lisieux porque foi a cidade em que Teresinha viveu a maior parte de sua vida. Teresa foi beatificada em 1923, proclamada santa em 1925 e doutora em 1997. O título de Doutor é atribuído aos santos com reconhecida autoridade da doutrina, importância e originalidade em sua obra.

A cidade toda gira em torno das homenagens e passos de Santa Teresinha. Depois de Joana D’Arc, Santa Terezinha do Menino Jesus é a santa de devoção dos católicos franceses. Assim como Joana D’Arc, Teresa morreu cedo, com 24 anos depois de ter ficado um ano doente, com tuberculose.

Essa Basílica recebe excursões, romarias etc. dos devotados à Santa. Como não podeia deixar de ser, a Basílica é enorme e linda. Vejam algumas imagens:

DSC_1004.jpg DSC_1003.jpg
DSC_1002.jpg DSC_1006.jpg

Há várias capelas lá dentro, inclusive uma capela dedicada ao Brasil.

Lisieux, França

Essa capela se justifica porque no Brasil há vários devotos a Santa Teresinha.

Outro ponto de destaque na cidade é a …

Igreja Saint-Pierre

DSC_1065.jpg

Era essa a igreja que Teresa frequenteva, fazia suas orações e recebeu sua primeira comunhão.

Depois da Basílica, o lugar mais visitado é o…

Carmelo

DSC_1058.jpg

É um mosteiro das Carmelitas onde entrou Teresa. Para a capela desse mosteiro foram transferidos, do cemitério, os ossos de Teresa.  A estátua de mármore abaixo representa Teresa em seu leito de morte.

Lisieux, França

Em frente a esse mosteiro, há uma praça com uma estátua da santa.

DSC_1057.jpg

Nossa! Só agora me dei conta de que este post é diferente de todos os outros que já fiz. Mas, como eu já disse, a cidade gira em torno da santa, de seus passos e de seus feitos. Não sobra muita coisa além disso.

Vou postar alguma paisagem da cidade. Vejam!

DSC_1059.jpg DSC_1070.jpg

Bula: Como chegar a Lisieux

Para ir a Lisieux é bem fácil. Veja no post sobre Giverny todos os procedimentos. Em vez de comprar a passagem para Rouen, comprará para Lisieux. A duração do percurso é de 1h45. O valor do bilhete sempre irá variar de acordo com a antecedência da compra e dos horários escolhidos. Comprei com uns 20 dias de antecedência, paguei 17,00 euros por trecho saindo da estação Saint-Lazare (Paris) às 7h45 e saindo da estação de Lisieux às 17h34.

Saindo da estação de trem, basta seguir em direção à Basílica, já possível de ser notada desde dentro do trem, e depois seguir as indicações das placas para as outras atrações.

Rapidinhas

Na Basílica só havia velhinhos, deficientes e deficientes velhinhos e eu. Como eu sou fã da terceira idade, tudo a ver.

Quando eu estava dentro da Basílica me lembre de um professor de literatura que tive na faculdade. Ele sempre falava: “Tá difícil? Oferece à Santa Teresinha… Minha mãe falava que ela resolve tudo!”.

Muito +

Veja o álbum fotográfico de Lisieux

Veja o post Rouen e o martírio de Joana D’Arc

Veja posts sobre a Normandia

Veja a série Parada em Paris

9 Comentários

  1. Sei que o post é um pouco antigo, mas tenho tido dificuldades em encontrar a possibilidade de conhecer Rouen e Lisieux no mesmo dia.
    Compraria passagem de trem primeiro para onde?
    Agradeço

    • Ola Layla,

      Para Lisieux ha varias opções. Como o trem indicado no post, mas caso prefira um serviço diferenciado ha varias empresas de brasileiros em Paris que realizam o passeio. Eu conheço uma delas, é a Navparis.com.br eles são super gente boa e super atenciosos.
      Espero ter ajudado

      Abraço

      Patricia

  2. Oi,
    sou devota de Santa Teresinha… e gostaria muito de ir a Lisieux!
    Queria saber em que site vc comprou as passagens de trem… achei uns, mas ta 30€ por trecho… to achando bem caro…
    Obrigada

  3. Carmen, que lindo!!!
    Eu vou lá, com certeza, eu já havia lhe falado sobre isso. Agora que estou aqui em Paris quero aproveitar e ir até Lisieux. Vale a pena…
    Obrigada, beijo grande.
    Ivanete

1 Trackback / Pingback

  1. Turismo na Normandia - O melhor lugar pra ir na França | Papo de Turista

Comments are closed.