Montserrat: religião, arte e ecoturismo

0 Flares 0 Flares ×

Sempre que viajo, no segundo ou terceiro dia me bate uma inquietação, uma vontade de conhecer outras cidades próximas. Foi por isso que depois de uns dois dias em Barcelona resolvi ir a Montserrat. Esse é um passeio para quem gosta de turismo religioso ou de turismo radical/ecoturismo ou de artes. Como eu gosto de tudo isso, resolvi conhecer o local. Vejam o que eu vi.

Guardem essas imagens, pois daqui a pouco falarei da parte de ecoturismo. Agora vou falar da parte religiosa.

Entre essas montanhas há o…

Mosteiro de Montserrat

Montserrat, Espanha

Esse mosteiro foi construído na Idade Média, perto de uma gruta, lugar onde, dizem, ter sido encontrada a virgem de Montserrat no século IX.

Montserrat, Espanha

 A fila para ver e tocar a virgem é enorme, pois ela fica num local estreito, de difícil circulação.

Montserrat, Espanha

A Nossa Senhora de Montserrat é a padroeira da Catalunha desde 1881. Reza a lenda que essa imagem foi construída por São Lucas e levada a Montserrat por São Pedro nos anos 50 D.C. Durante a invasão mulçumana na Espanha, século XVIII, a virgem foi escondida numa caverna e só foi encontrada no século IX por um grupo de crianças. Ela é moreninha! Ai… acho que me identifiquei…

Uma outra atração do mosteiro é a…

Escolania de Montserrat

Montserrat, Espanha

Esse é um dos coros de crianças mais antigos da Europa. Sabe-se que esse coral existe, pelo menos, desde o século XIV. O coral é formado por 50 meninos de 9 a 14 anos. Esse coral se apresenta todos os dias, exceto sábado, a 1h da tarde.

Vejam um vídeo com o canto coral da Escolania.

Escolania de Montserrat

A parte de arte fica por conta do…

Museu de Montserrat

Montserrat, Espanha

Olhando assim, ninguém dá nada por esse museu, mas saibam que aqui tem obras de Picasso, Dalí, Miró, Degas, Monet, Renoir, El Greco, Chagall, Sisley, Torres-García, dentre outros.

De volta à parte de ecoturismo, estão vendo esses montes? Eu fui até lá.

Parte do trajeto é feita de funicular (uma espécie de bondinho), o restante do caminho tem que ser feito a pé mesmo. De funicular, consegui chegar até esse ponto:

Parei para fotografar a vista…

… até que avistei esses morros. Estão vendo que no morro mais alto tem um pontinho no topo? É uma pessoa. Não sou eu, mas eu fiquei tanto querendo que fosse que me enveredei até lá.

Caminhei, caminhei, caminhei. Passei por trilhas super estreitas…

… de alturas vertiginosas…

Errei a trilha, voltei e cheguei neste topo.

Não é o mesmo onde tem uma pessoa (terceira foto anterior), pois não soube como chegar até lá. No entanto é o morro ao lado daquele, de onde eu tive essas vistas:

Num lugar como esse nos sentimos mais próximos de algo, uma força maior. Eu me senti um nadinha.

Eu estava sozinha no topo, não tinha ninguém para tirar uma foto minha… O máximo que consegui fazer foi tirar uma foto de mim mesma, onde apareceu o céu inteiro, eu saindo do plano e nenhuma montanha…

Esse é um passeio agradabilíssimo, um bate-volta perfeito.

Bula: Como ir a Montserrat

 A partir de Barcelona, chegar a Montserrat é fácil. Na estação de Espanya você pode comprar o bilhete de trem para Montserrat com antecedência ou pouco antes da viagem. Não há alteração de preço por causa disso. Para facilitar nossa vida, nas máquinas automáticas da estação, podemos comprar pacotes para o passeio. Se você não souber operar a máquina, não se preocupe que há muitos funcionários para auxiliar. As opções de pacote são:

TansMontserrat = por 26,60 euros, o bilhete te dá direito a passagens ida/volta de metrô; ida/volta de trem da Estação Espanya (linha R5, que vai para Manresa) até Monistrol de Montserrat; ida/volta de cremallera (um tipo de trem) ou de bondinho de Monistrol de Montserrat até o mosteiro de Montserrat; ida/volta de funicular do mosteiro de Montserrat até as montanhas que vimos acima; entrada para o Espaço Audiovisual.

Tot Montserrat = por 42,65 euros, o bilhete te dá direito a todas as vantagens do TransMontserrat + ingresso para o Museu de Montserrat + almoço no restaurante self-service que há lá.

É claro que você também poderá comprar as passagens avulsas, sem pacote.

Os trens para Montserrat são de hora em hora a partir de 8h36, todos os dias da semana. Para retornar do mosteiro a Monistrol de Montserrat, as cremalleras saem a cada uma hora, a partir das 9h15. Os horários da cremallera são bem casados com os do trem, não há risco de perder um em consequência de atraso do outro. A duração da viagem de Barcelona (estação Espanya) a Montserrat (mosteiro), considerando trem e cremallera, é de 1h50, mais ou menos.

Rapidinhas

Não recomendo a subida a esses montes. É perigoso, não tem segurança nenhuma e em alguns momentos temos que tatear para conseguir subir. Só ousei fazer isso porque estava confiando que meu corpinho tem a memória de ter sido semi-atleta um dia, mas percebi que o corpinho está ficando com amnésia… E ainda não estava com sapato apropriado. Resumindo: dor nas costas, dor nas pernas e a sensação de ter todos os pedregulhos do mundo sob meus pés.

COMPRE INGRESSOS ON-LINE, COM DESCONTO E EVITE FILAS! (ingressos enviados por e-mail)

Tour caminhado na Sagrada Família

Barcelona Hop on Hop off Bus

Barcelona Card

FC Barcelona Tour Camp Nou

Bilhete Park Güell & Ônibus Hop On Hop Off

L’Aquarium de Barcelona

Casa Mila à noite

Figueres, Dali & Girona

Muito +

Veja o álbum fotográfico de Montserrat

Veja posts sobre a Espanha

Veja a série Parada em Paris