Nova York: onde comer barato

0 Flares 0 Flares ×

Uma das preocupações de uma viagem à Nova York – e aos EUA de modo geral – é onde e o quê comer. O país não é conhecido por ter comida barata e, menos ainda, saudável. Fui viajar pensando já em fazer uma dieta detox em meu retorno ao Brasil. 

Contudo, as coisas não precisam ocorrer necessariamente assim. Neste post vou apresentar 3 opções para refeições baratas em Nova York, e uma delas é bem saudável. Ficará à sua escolha. Ao final, apresento uma relação de restaurantes e cafés bons e baratos que me foram sugeridos, mas que não experimentei. Ainda.

Sugestão de aplicativo para restaurantes

O YELP é um aplicativo gratuito que fornece informações e opiniões sobre os muitos restaurantes e lojas em Nova York. Ajuda a decidir onde comer na hora da dúvida.

Nem todos aderem a ela, mas a primeira opção é a…

Comida de rua 

Há inúmeros carrinhos como o da imagem acima nas ruas de Nova York. Não pense que vendem apenas cachorro-quente, alguns vendem comidas típicas, como a árabe, a mexicana e a indiana. Tudo bem condimentado, né? A opção mais comum são os árabes com seu  giros (ou kebab ou pita, como preferir) e  o falafel.

+ Você sabe o que é falafel?

Sugiro cuidado ao escolher os molhos, esses sim podem ser perigosos, pois costumam ser bem fortes. O valor médio de uma refeição dessas varia entre $5 e $7 dólares (valor de junho/2016). Garanto que você ficará alimentado por horas!

Sugestão de aplicativo para comida de rua

Você pode até baixar o aplicativo New York Street Food para descobrir as opções mais próximas de você (disponível para iphone e Android).

Dallas BBQ

20160614_151725

O Dallas BBQ é uma dessas opções de comida tipicamente básica e barata que encontramos pelo mundo afora (carne, batata e massa). Você escolhe a carne, o acompanhamento e o modo de preparo desses itens (assado, frito, purê etc.)

Não espere nenhuma sofisticação, como pratos elaborados e tudo mais. A proposta é outra. 

O lugar é honesto – entrega o que promete, em porções generosas e quentes – e barato. Por menos de $10 dólares  (valor de junho/2016) você tem uma refeição como a da imagem abaixo. Às vezes, numa viagem, isso é tudo que a gente precisa.

20160614_145516

As gorjetas em Nova York variam entre 15% e 20%, no Dallas BBQ vem 3 opções de percentual de gorjeta já destacadas na conta (15%, 18% e 20%), você escolhe seu percentual de contribuição.

Dallas BBQ. Há vários restaurantes como esse espalhados na cidade (ver no mapa).

Agora vem a opção saudável e barata.

Whole Foods Market

DSC_0747

Eis minha sugestão para refeições mais saudáveis. O Whole Foods é um misto de supermercado, restaurante e padaria paulista. Uma espécie de Pão de Açúcar mais complexo. Confuso? Dê uma olhada nas imagens.

Os produtos fabricados são de qualidade; os vegetais e as frutas são selecionados. O forte do estabelecimento são produtos orgânicos, e há um pouco de tudo, até cosméticos nessa linha. A grande vantagem é que o preço da comida é bom, se comparados aos de outros estabelecimentos americanos.

20160615_094726

A parte que acho parecida com restaurante é a que para nós brasileiros seria um self-service. Aqui você pode tomar café da manhã, almoçar e jantar.

20160615_094716 20160615_094708

Nas imagens acima, temos opções de self-service para café da manhã. Tudo isso além das frutas, sucos e cafés que você pode comprar à parte ali mesmo.

20160615_095254 20160615_095201

Para almoço e jantar há infinitas variedades: um setor apenas para saladas, outro para sopas, outro para pratos quentes…

20160615_095120 20160615_095135

Depois de fazer inúmeras refeições aqui, percebi que o forte deles a comida indiana ou alguma outra muito próxima dessa, pois sempre há muitas opções de frango e pouquíssima carne, além dos temperos característicos: picante e adocicado.

A comida self-service colocamos em caixas impermeáveis que são pesadas e escolhemos levar para casa ou comer ali mesmo. Sim, esses estabelecimentos têm um salão para refeições.

20160615_095709

O preço médio que paguei em minhas refeições aqui foi em torno de $6 dólares (valor de junho/2016).

Essa rede de supermercado-restaurante existe em vários estados do país, e também no Reino Unido. São mais de 450 estabelecimentos (ver no mapa).

O horário de funcionamento varia de acordo com o estabelecimento, mas posso afirmar que abre bem cedo, fecha bem tarde e funciona também aos domingos.

Whole Foods Market. No site há a opção de compra on-line.

Outras opções sugeridas 

Seguem sugestões boas e baratas para comer em Nova York, mas as quais não tive oportunidade de experimentar.

Il Corallo Trattoria – Comida italiana (ver endereço no mapa)

Berimbau – Comida brasileira (ver endereço no mapa)

Kobeyaki – Comida japonesa (ver endereço no mapa)

Yum Yum Too –  Comida oriental (ver endereço no mapa)

Fresh & Co – Comida saudável (ver endereço no mapa)

Barney Greengrass – Comida e lanches (ver endereço no mapa)

Junior’s – Lanches, café e sobremesas, destaque para cheesecakes (ver endereços no mapa)

Rices to Riches – Café e sobremesas, destaque para o arroz doce (ver endereço no mapa)

Cafe Habana – Café e lanches, destaque para o milho (ver endereço no mapa)

Se você quiser fazer reserva de ingressos para espetáculos da Broadway e outros espaços, clique aqui.

Muito +

Veja todos os posts sobre Nova York

Veja também o álbum fotográfico de Nova York