O que fazer em São Paulo: pontos turísticos

1 Flares 1 Flares ×

Primeiramente aviso que este post não é para tratar de todos os pontos turísticos de São Paulo, mas apenas daqueles que não consegui encaixar em categorias específicas (becos, galerias etc.) , pois, como vocês já sabem, fiz posts relacionando museus, centros culturais, igrejas e templos de São Paulo.

+ O que fazer em São Paulo: museus

+ O que fazer em São Paulo: centros culturais

+ O que fazer em São Paulo: igrejas e templos

 Assim, neste post vou tratar de atrações que não se encaixaram nas categorias de museus, centros culturais e igrejas. Vamos à primeira grande atração:

Teatro Municipal

image204_thumb.jpg

A arquitetura tem estilo eclético: neoclássico, art nouveau, barroco… Como seria difícil partir do zero e também porque os demandantes desse Teatro tinham “aflições europeias”, o projeto foi inspirado na grande ópera de Paris, a Garnier.

+ Conhecer São Paulo: Teatro Municipal

Esse teatro também é famoso por causa da Semana de Arte Moderna, evento que aconteceu nesse teatro porque este tem arquitetura europeia. Não havia lugar melhor em São Paulo para protestar contra a influência europeia e defender a cultura brasileira.

Teatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé 
(11) 3053-2100 

Praça das Artes

Praça das Artes

Mesmo sendo parte integrante do Teatro Municipal, esse espaço merece menção à parte. É um complexo cultural dedicado a música, dança, teatro e exposições, além de ser sede da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Também abriga grupos artísticos da Fundação Teeatro Municipal. É muita coisa boa junta, né?

Praça das Artes
Av. São João, 281 – Centro
4571-0401
Todos os dias | 9h – 22h 

 Obelisco de São Paulo

DSC_0693

Não é todo mundo que sabe que esse lindo obelisco é, na verdade, um mausoléu dos heróis de 1932. Falei dele e mostrei muitas imagens em post específico.

+ Você Sabia?: origem da Revolução de 1932

Com 72m de altura, inaugurado em 9 de julho de 1955 esse obelisco é símbolo de São Paulo e da Revolução Constitucionalista de 1932. É o maior monumento da cidade. 

Estação da Luz

DSC_1162

Essa estação faz parte de história de São Paulo, surgiu no momento em que a cidade estava se destacando com a produção e importação de café.

+ Conhecer São Paulo: Estação da Luz

A cultura do café, e toda as negociações econômicas envolvidas no processo, demandou progresso, industrialização. Em meados do século XIX, Barão de Mauá já havia percebido que com a estrutura local não era possível desenvolver a economia local a contento.

Galeria do Rock

IMG_20150502_155039323[1]

Fundada em 1963, a Galeria do Rock é um ponto de encontro de tribos alternativas, ou nem tanto. Refiro-me aos roqueiros, darks, punks, skatistas e que tais. 

+ Conhecer São Paulo: Galeria do Rock

Hoje, há por volta de 450 estabelecimentos no local para atender a todas essas tribos.

Galeria do Rock
Av. São João, 439, Centro 

Arquivo Histórico

DSC_1132

O Arquivo Histórico de São Paulo (AHSP) foi criado em 1907 para preservar a memória da administração pública municipal. O que isso quer dizer? Significa que essa instituição recolhe, organiza e permite acesso pleno aos documentos públicos.  Já fiz um post sobre ele, lembram?

+ Conhecer São Paulo: Arquivo Histórico de São Paulo

Em 1998, o AHSP foi transferido para o Edifício Ramos de Azevedo, construído entre 1908 e 1920, em estilo clássico.

Arquivo Histórico de São Paulo
Praça Coronel Fernando Prestes, 152, Bom Retiro
(11) 3396-6000

Mercado Municipal

image232_thumb.jpg

Inaugurado em 1933, esse mercado é um dos símbolos de São Paulo. Ele é famoso pela arquitetura, pela variedade de víveres e também pela comida. Estou me referindo ao bem conhecido pastel de bacalhau e ao sanduíche de mortadela, ambos enormes.

Mercado Municipal
R. da Cantareira, 306, Luz
De segunda a sábado, 6h – 18h | Domingo, 6h – 16h

Mirante 9 de Júlio

20150926_152140

O Mirante 9 de Julho é um espaço com mais de 400m quadrados em formato de corredor que fica no morro entre a Avenida 9 de Julho e o MASP.

+ Conhecer São Paulo: Mirante 9 de Julho

É um lugar para comer, beber, ver e ser visto, além de ser um espaço dedicado a arte e cultura.

Mirante 9 de Julho 
Baixo do Viaduto Bernardino Tranchesi, 167, Bela Vista
De terça a domingo | de 10h as 22h

Galeria Prestes Maia

Bem no centro da Praça do Patriarca, essa Galeria não é nem muito conhecida e nem muito frequentada, mas mantém obras de arte de Victor Brecheret e outras coisas interessantes. São Paulo tem dessas coisas. Já fui lá algumas vezes e mostrei tudo em post específico:

+ Conhecer São Paulo: Galeria Prestes Maia

Galeria Prestes Maia
82, Praça do Patriarca, 2 – Sé

Passagem Literária da Consolação

São Paulo é realmente um cidade caleidoscópica. Às vezes um bequinho esconde coisas muito interessantes. É o que acontece com a Passagem Literária da Consolação, uma espécie de sebo subterrâneo. Falei sobre isso em post específico.

+ Conhecer São Paulo: Passagem Literária da Consolação

Beco do Pinto

image464.jpg

Esse espaço fica entre o Solar da Marquesa de Santos e a Casa da Imagem. Hoje, o espaço é destinado a projetos de artistas contemporâneos desenvolvidos especialmente para o espaço

+ Conhecer São Paulo: Beco do Pinto

Na época colonial, ele ligava o Largo da Sé à várzea do Rio Tamanduateí. Era uma passagem utilizada para trânsito de pessoas e animais. 

Beco do Pinto 
Rua Roberto Simonsen, s/nº – Centro
3106-5122 (Casa da Imagem)
De terça a domingo | das 9h às 17h

Beco do Batman

DSC_1117

O que é o Beco do Batman? É uma exposição ao céu aberto. São muros grafitados numa série de ruas estreitas, quase vielas, na Vila Madalena. Acho até que podemos considerá-lo como arte pública.

+ Conhecer São Paulo: Beco do Batman

É legal que os desenhos são sempre renovados por distintos grafiteiros, que disputam espaço nas paredes.

Beco do Batman
R. Gonçalo Afonso, Vila Madalena 

Aquário de São Paulo

Inaugurado em 2006, esse é o maior aquário da América Latina e único aquário temático do Brasil. São 15 mil m², 2 milhões de litros de água e aproximadamente 3 mil exemplares de cerca de 300 espécies de animais. Veja o post específico.

+ Conhecer São Paulo: Aquário de São Paulo

Aquário de São Paulo
R. Huet Bacelar, 407 
(11) 2273-5500
Todos os dias | 9h – 17h

Cinemateca Brasileira

20160703_144459

Esse espaço é muito legal! A Cinemateca é responsável  pela preservação da produção audiovisual brasileira, mantém cerca de 200 mil rolos de filmes, sendo um dos maiores acervos do gênero na América Latina.  Possui também um amplo acervo documental formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. Além disso, há muitos eventos voltados para difusão cinematográfica: mostras, cursos etc.

Cinemateca Brasileira
Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
(11) 3512-6111

A medida que for conhecendo mais lugares culturais bons, irei acrescentando aqui.

ESTE POST SERÁ CONSTANTEMENTE ATUALIZADO

Muito +

Veja toda a série O que fazer em São Paulo

Veja a série História de São Paulo

Veja a série Conhecer São Paulo

Veja a série São Paulo que Vale a Pena

Veja a série Comer em São Paulo