Parada em Paris, n.8: Quartier Latin e região – parte II

0 Flares 0 Flares ×

Na primeira parte do PeP, n.8, paramos no Museu Eugène Delacroix. Este post vai será todo dedicado a construções belíssimas, cada uma a seu modo. Começo e termino com duas belíssimas construções abobadas. A primeira é o…

Panthéon

DSC_0984

A arquitetura neoclássica do Panthéon é soberba! Ele teve construção iniciada no reinado de Luís XV e deveria ter sido uma abadia dedicada a Santa Geneviève, mas teve uma revolução no meio do caminho. Como a abadia não ficou pronta antes de 1789, a construção teve outra destinação. Após a Revolução Francesa, em 1791, a Assembleia Constituinte decidiu transformar o que seria a abadia num mausoléu laico dedicado “aos grandes homens da era da libertação francesa”.

No subsolo do Panthéon, há uma cripta com mais de 70 ilustres restos mortais. Eu visitei apenas os que me interessavam, como:

DSC_0988.jpg

 o túmulo de Rousseau, em agradecimento por ele ter me ajudado na pesquisa de mestrado e estar me ajudando na de doutorado.

DSC_0989.jpg

 … o túmulo de Voltaire, por ele ter me feito rir muitíssimo nas 3 vezes que li Candido.

DSC_0993

… o túmulo de Zola, por ter me feito sentir em carne viva nas 3 vezes que li Germinal. Inicialmente Zola foi enterrado no cemitério de Montmartre. Depois tranferiram seus restos mortais ao Panthéon

DSC_0994

… o túmulo de Victor Hugo, por culpa por até hoje não ter terminado de ler Os miseráveis, mas também por me ter feito apreciar O grotesco e o sublime das coisas.

Há também vários túmulos de homens de Estado, figuras importantes da França, mas estes eu não fotografei e nem os visitei porque não lhes devo nada.

Além dessas ilustres catacumbas, no Panthéon também há o famoso pêndulo de Foucault (não o filósofo, mas o cientista), mas essa parte está fechada para obras.

A poucos quarteirões do Panthéon está o…

  Museu Cluny (Museu Nacional da Idade Média)

DSC_0966.jpg

Esse museu está instalado dentro de dois monumentos históricos importantes: as termas galo-romanas (séculos I e III) e o Hotel de Cluny (final do século XV). O Hotel de Cluny é uma belíssima construção medieval do século XV, vejam na foto acima. A construção é monumental.

DSC_0969.jpg DSC_0979.jpg
DSC_0982.jpg DSC_0976.jpg

 Há um montão de coisas aqui: manuscritos, tecidos, metais preciosos, cerâmicas, esculturas e peças religiosas, entalhes, vitrais e catacumbas.

DSC_0978.jpg DSC_0980.jpg
DSC_0974.jpg DSC_0975.jpg

Pertinho desse Museu, nos deparamos com a outra construção abobadada. Vejam a…

Sorbonne

DSC_0708_thumb.jpg

Ela é muito linda! Pena que não é nessa em que estudarei. Vou estudar no Celsa, da Paris IV-Sorbonne, que fica um pouco distante daqui.

Rapidinhas

No que se refere a espaços culturais, a forma como os franceses conseguem conjugar o antigo com contemporâneo é algo que realmente me impressiona.

Tenho percebido que boa parte das pessoas que circulam por Paris estão arrastando uma mala, ou várias. É muita gente chegando e saindo.

Muito +

Veja os posts sobre Quartier Latin

Veja toda a série Parada em Paris

Veja também o álbum fotográfico de Paris