Parada em Paris: pausa para reflexão: moda

0 Flares 0 Flares ×

Em alguns posts cheguei a fazer referência genérica à moda francesa. Agora, irei me ater um pouco mais sobre esse assunto. Eis minhas reflexões.

Moda francesa

Imagem deste link

De modo geral, os franceses, tanto homens como mulheres, tem uma relação com a moda bem diferente de a dos brasileiros. Entre as mulheres, há sempre muito destaque para as pernas, estejam elas cobertas por meias ou por calças. Explicando melhor: é comum por aqui o uso de saia acima dos joelhos (mesmo entre as mulheres mais velhas) e meia-calça, que pode ser bem fina, não tão fina assim, ou bem espessa, a depender do frio indicado pelo termômetro ou do termostato interno de cada uma.

Quando usam calças, normalmente são calças skinny ou legging parecida com as calças de montaria. Quando a calça é de brim, normalmente é de tecido colorido. A combinação das cores é muito interessante, uma das coisas que mais me agradam. Vejo poucos jeans por aqui. Essa moda de calça com tecido colorido e skinny também é válida para os homens.

Para os pés, a preferência são botas de cano curto, que são usadas com saia, vestido, calça e short. Dificilmente essas botas são de bico e/ou salto finos. São frequentemente usadas botas estilo botina.

De modo geral, as francesas não gostam de cabelo escovado. Elas gostam de volume, muito volume. Estão sempre bagunçando o cabelo para que ele fique com aspecto desalinhado e volumoso. É por isso que temos dificuldade de encontrar condicionador por aqui, produto que alinha e reduz o volume do cabelo, ou seja, tudo que elas não querem. Quando prendem os cabelos, as francesas fazem coques desalinhados,  muito mais do que está o da imagem abaixo.

Fashion | SimplyFind

Imagem deste link

Não posso me esquecer das echarpes e assemelhados. Há para todos os gostos. As francesas sempre procuram um modo não muito arrumadinho de usá-las.

Acho que no que se refere à moda, as francesas estão mais preocupadas com estilo do que com tendências. Cada uma usa o que quer e da forma como quer. Percebo que aqui tanto mulheres quanto homens são muito mais livres nesse aspecto. Vejo franceses usando coisas que jamais um brasileiro usaria. A ordem é se arrumar, usar o que quer, sem parecer que ficou horas se alinhando. Gosto disso.

Muito +

Veja toda a série Parada em Paris

Veja também o álbum fotográfico de Paris