O que esperar de José de Alencar

0 Flares 0 Flares ×

Este é o primeiro post/vídeo sobre uma nova série O que esperar de… 

O objetivo dessa série é apresentar o contexto sócio-histórico de um autor para melhor entendermos quem fala, de onde fala, porque fala e como fala.

Considero isso importante para não cometermos anacronismo: olhar com “olhos contemporâneos” contextos longínquos e, consequentemente, bem diferentes da realidade que conhecemos. Isso porque cada pessoa é fruto de sua época, nasce num contexto social já dado e, por mais que tente, não consegue se excluir dele; por isso, sua experiência de vida impacta sua obra literária.

Como já perceberam, inicio a série falando de José de Alencar (1829-1877). Filho de um padre (em relação proibida com a própria prima), o autor nasceu numa cidade que hoje faz parte de Fortaleza, Ceará; se formou em Direito, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (São Paulo). Foi deputado e posteriormente ministro da Justiça. Tudo isso apenas para começar a falar dele.

Dentre os livros que cito, constam:

  1. Senhora (ver resenha aqui)
  2. Iracema (ver resenha aqui)
  3. O guarani (ver resenha aqui)
  4. Lucíola (ver resenha aqui)
  5. Diva (ver resenha aqui)
  6. Cinco minutos (ver resenha aqui)
  7. A viuvinha (ver resenha aqui)

Se você quiser saber mais, especificamente, minhas impressões e expressões sobre José de Alencar e seu contexto, assista ao vídeo abaixo.

Viagem na leitura, já que a vida real é insuficiente!

Muito +

Veja outros posts sobre O que esperar de…

Veja outros posts sobre textos de José de Alencar