Reims: entre coroações e champanhe

0 Flares 0 Flares ×

A cidade de Reims fica na região de Champagne, na França; por essa razão, boa parte dos turistas vem a essa cidade a procura do líquido sublime. Não foi o meu caso. Como o que me move, primeiramente, é meu interesse histórico, fui visitar a…

Catedral de Notre-Dame

Reims, França

Essa catedral é famosa por ter sido o local escolhido para a coroação de cerca de 34 soberanos da França. Por um milênio, de 816 a 1825,  duas dezenas de reis e vários outros monarcas iniciaram  seus reinados aqui. A coroação mais célebre foi a de Carlos VII, que teve Joana D’Arc a seu lado, em 1429.

A construção desse edifício gótico foi iniciada em 1211 e terminada cem anos depois. Após a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais a catedral teve que ser reformada em razão dos bombardeios.

Reims, França

Ela é relativamente simples por dentro, mas tem vitrais maravilhosos. A rosácea da imagem acima é um primor.

Reims, França

Reparem que esses vitrais da imagem acima fogem um pouco do convencional; os da imagem abaixo, além de lindos, tem autoria de ninguém menos que Chagall.

Reims, França

Vocês hão de se lembrar que Chagall também é autor de vitrais de uma igreja em Zurique, conforme vimos neste post. Para nosso deleite, há alguns vitrais dele em algumas igrejas pelo mundo afora. Vejam esses em detalhe.

Reims, França

O que também há de curioso nessa catedral é a estátua de Joana D’Arc. Conforme vimos no post sobre Rouen, ela foi encarcerada, julgada e queimada lá, mas a cidade natal dela era aqui, Reims.

Reims, França

Em frente à catedral há outra estátua de Joana D’Arc, montada em cavalo e com armadura.

Reims, França

Ao lado da catedral está o…

Palais du Tau

Reims, França

Hoje, esse espaço é um museu que exibe objetos litúrgicos, mas no passado essa era a residência onde os príncipes franceses se hospedavam antes da coroação.

Continuando com igrejas e que tais, acho que merece menção a…

Igreja St-Jacques

Reims, França

Construída entre os século XII e XIV essa é a única igreja medieval que resiste até hoje em Reims.

Como as marcas históricas nas cidades, fiquei interessada em conhecer o…

Criptopórtico

Reims, França

Aqui há galerias subterrâneas que teriam sido usadas para armazenar grãos durante o século III D.C. Gostaria muito de ter conhecido esse vestígio romano na cidade, mas estava fechado. O acesso é possível apenas no verão e parte do outono (de junho a meados de outubro).

Com essa frustração, busquei pelo outro vestígio romano na cidade, ao qual certamente eu teria acesso. Refiro-me ao…

Portão de Marte

Reims, França

Esse portão com seus três arcos triunfais são do século II D.C. Vejam os detalhes.

Reims, França

Perto do Portão de Marte está o…

Halles du Boulingrin

Reims, França

É uma espécie de mercado público, mas nesse espaço também há exposições de arte e eventos culturais. Estava fechado também.

Frustrada com tantas restrições, resolvi me consolar com álcool. Estando na região de Champagne, fui buscar consolo na bebida. Parti para Épernay, tema do próximo post.

Rapidinhas

Comparando datas históricas, achei curiosa uma coisa: até 1825 foram coroados soberanos na Catedral de Reims, mas nesse período já havia acontecido a Revolução Francesa, ocasião em que houve cabeça cortada de rei e rainha e tudo mais. Diante disso, ainda havia a crença de que o soberano tinha poderes divinos e blá, blá, blá…? Se não, por que a coroação na catedral?

Muito +

Veja o álbum fotográfico de Reims

Veja a série Parada em Paris