Resenha: Como água para chocolate (Laura Esquivel)

Como água para chocolate (Laura Esquivel)
0 Flares 0 Flares ×

Estreando por aqui uma autora mexicana que ficou muito famosa por conta desse livro, que também baseou o famoso filme homônimo:

Como água para chocolate, de Laura Esquivel

O enredo

México, início do século XX. Tita e Pedro são apaixonados, mas por conta da tradição ela não se pode casar porque é a filha caçula e tem que cuidar da mãe. A irmã de Tita se casa com Pedro, situação difícil para Tita, que tem que conviver com ele sem tê-lo. Sua habilidade na cozinha faz com que suas mazelas amorosas sejam transpostas aos temperos. Assim, sempre que cozinha, Tita transmite à comida suas emoções, fazendo com que os comensais sejam acometidos por  humores e emoções distintos do que haviam sentido antes da refeição. Paralelamente, Pedro e Tita mal conseguem conter e disfarçar a paixão proibida. A mãe e Tita, figura opressora, percebe o perigo de os dois se envolverem e resolve fazer intervenções na situação. Tita passa por situações difíceis de conflito familiar, esse contexto abala seu comportamento e sua sanidade. Sua situação faz com que ela passe a questionar valores e costumes familiares.

A narrativa

A narrativa é feita em terceira pessoa por um narrador aparentemente onisciente. Porém, no final descobrimos quem narra a história. Um aspecto muito interessante dessa narrativa são os inícios dos capítulos, que começam com uma receita pouco peculiar que aos poucos vai fazendo parte da história.

Minhas impressões e expressões

É uma história bem latino-americana, na qual percebemos fortemente a influência da narrativa de Gabriel Garcia Márquez. Em alguns momentos podemos pensar em realismo fantásticos, mas são apenas histórias de nossa gente, que muitas vezes parecem surreais. É uma delícia de ler!

Viaje na leitura, já que a vida real é insuficiente!

Muito +

Veja mais resenhas de literatura mexicana

Veja mais resenhas de literatura latino-americana

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*