Resenha: Morangos mofados (Caio Fernando Abreu)

0 Flares 0 Flares ×

 Finalmente entrei em contato com a obra de Caio Fernando Abreu! Confiram!

Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu

O enredo

Morangos mofados é um livro de contos que às vezes apresentam recortes de uma trajetória de vida, com microsituações que são estados emocionais, cenas de uma situação específica etc. Na maior parte dos contos sabemos o mínimo possível sobre a vida dos personagens. São fotografias de momentos e situações; muitas vezes, apesar de sabermos pouco sobre eles, temos acesso aos seus pensamentos e entramos em contato com suas angústias, seus medos e aflições.

Apesar de serem histórias, individuais, não interligadas, há um fio condutor que as une: sexo, solidão, dramas pessoais, resistência a padrões de comportamento impostos. 

A narrativa

Boa parte dos contos são em primeira pessoa, em monólogo interior; alguns contos são relatados em terceira por um narrador quase invisível, mas com abordagem poética.

Minhas impressões e expressões

Gostei muito desse primeiro contato com o autor. Seus fragmentos são diretos, porém sensíveis; quando trata de emoções é humano ou delicado, por vezes poético; quando trata de atos carnais, objetivo, visceral. Texto de quem sabe escrever, vive de maneira intensa, não deve nada a ninguém. E ponto.

Confiram um pouco mais de minhas impressões e expressões sobre Caio Fenando Abreu no vídeo abaixo:

Viagem na leitura, já que a vida real é insuficiente!

Muito +

Veja outras resenhas de literatura brasileira