Resenha: O professor (Cristóvão Tezza)

O professor, Cristóvão Tezza
0 Flares 0 Flares ×

Mais um autor brasileiro contemporâneo e pouco conhecido por mim. Porém, pelo que já fiquei sabendo, é um autor bem elogiado e premiado. Estou me referindo a:

O professor, de Cristóvão Tezza

O enredo

Heliseu é um reconhecido professor de Linguística que vai receber uma homenagem na universidade em que leciona. Ele entende que precisa preparar um discurso e enquanto pensa no que vai escrever, faz uma retrospectiva de sua vida. A vida acadêmica de Heliseu foi um sucesso, mas e a vida pessoal? Ele relembra do relacionamento tumultuoso com o pai, da morte da mãe, do relacionamento ruim com o filho, da esposa, da amante francesa etc.

A narrativa

O relato é feito em primeira pessoa pelo próprio Heliseu, que mistura passado e presente numa mesma frase, lembra de fatos e os analisa etimologicamente ou filologicamente. A narrativa é bem fragmentada, pautada pelo tempo interior do personagem. É difícil classificar o tipo de narração: discurso indireto livre? fluxo de consciência? monólogo interior? Talvez nenhum desses ou todos ao mesmo tempo. A narrativa é caleidoscópica, estruturada por fractais, mas não nos perdemos no meio da história. Conseguimos acompanhar os preparativos para elaboração do discurso as histórias paralelas do passado e sua relação, seu entendimento atual, sobre os fatos passados.

Minhas impressões e expressões

A homenagem em vida automaticamente desencadeia uma avaliação da vida. O que está sendo homenageado? A pessoa em si ou a imagem que ela construiu? Há méritos, há arrependimentos, há culpas? Provavelmente sim para todas as perguntas, pouco importando qual vida está em análise.

Esse livro me fez lembrar de Morangos silvestres, ótimo filme de Ingmar Bergman que também aborda essa questão: um professor vai receber uma homenagem e analisa a própria vida. Muito bom!

Viagem na leitura, já que a vida real é insuficiente!

Muito +

Veja outras resenhas de literatura brasileira

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*