Resenha: Orgulho e preconceito (Jane Austen)


Orgulho e preconceito, de Jane Austen
0 Flares 0 Flares ×

Já andei falando de Jane Austen por aqui…

+ Resenha: Persuasão, de Jane Austen

… retomo a ela a partir de sua principal obra:

Orgulho e preconceito, de Jane Austen

O enredo

Inglaterra, primeira metade do século XIX. A propriedade próxima à da família Bennett é alugada pelo jovem, bonito e simpático Mr. Bingley, que chega acompanhado por sua irmã e seu amigo, Darcy. A família Bennett é composta pelo casal e cinco filhas prontas para se casarem. Bingley é simpático, bem recebido e mantém com a filha mais velha dos Bennett, Jane, um affair. Em contrapartida, Mr. Darcy é antipático, não agrada ninguém e é indelicado com Elisabeth, irmã de Jane, ao comentar que ela não é muito bonita.  Dentre um fato e outro, tudo leva a crer que Darcy convence o amigo de que Jane não é a pessoa certa para ele, situação que irrita Elisabeth. Entre encontros e desencontros, Mr. Darcy começa a se apaixonar por Elisabeth, que o rejeita veementemente por considerá-lo orgulhoso. Aos poucos Elisabeth começa a conhecer melhor Darcy e percebe que o caráter dele não é bem como ela pensava.

A narrativa

O texto é narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente, que tudo vê e tudo sabe.

Minhas impressões e expressões

Eis uma autora de quem admiro a escrita, mas que não me agrada nos enredos. Além de escrever muito bem, Jane Austen explicita bem os arranjos casamenteiros, os interesses sociais e as convenções da primeira metade do século XIX, mas não é uma temática que me agrada. Sei que sendo mulher no século XIX não lhe sobrava muitos temas sobre os quais tratar, pois não tinha acesso à diversas realidades, como ocorria com Victor Hugo e Charles Dickens, porém, tento gostar do tema, mas não consigo.

Viaje na leitura, já que a vida real é insuficiente!

Muito +

Veja outras resenhas de literatura inglesa

2 Comentários

  1. Tenho o mesmo problema com Jane Austen, custo para prosseguir na leitura. Ela escreve bem, mas não encontro nada no enredo que me incentive a continuar o livro até o final.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*