Rota de artista: Quartier Latin – parte I


0 Flares 0 Flares ×

Essa série é uma novidade, mesclarei o formato de duas outras: a dos cities tour virtuais narrativos por São Paulo e a dos cafés e intelectuais. Traduzindo em miúdos, será uma série que tratará de cities tours virtuais narrativos de gente famosa. Nesta nova série, destacarei uma região por onde passou vários artistas ou um artista que passou por várias regiões. Hum, que complexo… Não é nada! Venham comigo!

Começarei com Quartier Latin, bairro super legal da boa e velha Paris. Vamos ao mapinha!

Estamos agora cruzado a Pont des Arts; essa ponte é aquela dos cadeados, que vimos neste post. Atravessando a ponte, virando à direita e se dirigindo para a rua atrás do Instituto francês, você se deparará com a…

Estátua de Voltaire

Paris, França

Seguindo pela Rue de Seine, virando a primeira rua à direita e caminhando mais um pouco, encontramos o…

Hotel de Oscar Wilde

Paris, França

13, rue Beaux Arts

Num dos quartos desse hotel, faleceu o escritor irlandês Oscar Wilde.

Paris, França

Outro que também passou pelo mesmo hotel foi o escritor argentino Jorge Luís Borges.

Paris, França

Voltando à rue de Seine e seguindo um pouco mais adiante, encontramos a…

Casa de George Sand 

Paris, França

31, rue de Seine

George Sand mudou-se para esse apartamento após abandonar o abusivo marido e também os filhos. Ela estava decidida a se tornar uma escritora e realmente tornou-se uma celebridade nessa área de atuação. Vocês hão de se lembrar que vimos na segunda parte do PeP, n.2 que George Sand era pintora também, não é?. Também devo fofocar que ela teve uma relação um pouco conturbada com Chopin.

Paris, França

Continuando com nosso city tour virtual narrativo, seguindo a rue de Seine, encontramos o…

Café La Palette

Paris, França

43, rue de Seine

Esse é um dos cafés históricos de Paris, conforme vimos no post sobre cafés e intelectuais em Saint-Germain-des-Prés. Por aqui se divertiam Cézanne, Picasso e outros.

Continuando na rue de Seine, seguimos por uns 3 quarteirões e viramos à esquerda na rue Buci, onde, no número 10, encontraremos a…

Casa de Rimbaud

Casa de Rimbaud

10, rue Buci

Continuamos na rue Buci, seguimos reto toda a vida até que essa rua se transforma na rue Saint André des Arts. Alcançamos o número 28 e vemos a…

Casa de Jack Kerouack

Casa de Jack Kerouac

28, rue Saint André des Arts

Voltamos à rue de Seine, retrocedemos um quarteirão, viramos à direita na rua Jacob e encontramos a…

Casa de Richard Wagner

Paris, França

14, rue Jacob

Em sua juventude, Richard Wagner viveu aqui, onde escreveu a ópera The Flying Dutchman. Vocês também hão de se lembrar que no post sobre Lucerna, na Suiça, também vimos a casa de Wagner lá, não? Um espetáculo! Relembrem-se aqui.

Paris, França

Voltando um pouco pela rua Jacob, em sentido transversal, encontramos a rue Furstemberg, onde está a…

Casa de Delacroix

Paris, França

13, rue de Furstenberg

Seguindo pela rua L’Abbaye, depois pela Buci e continuando mais um pouco chegamos na rue de l’Ancienne Comédie, onde encontramos o…

Le Procope

Paris, França

13, rue de l’Ancienne Comédie

Fundado em 1686, esse é o café-restaurante mais antigo de Paris e um dos mais antigos do mundo que está em funcionamento até os dias atuais. Já foi frequentado por Voltaire, Benjamin Franklin, Danton, Marat, Robespierre, dentre outros.

Paris, França

Este post está ficando muito comprido e ainda há vários points de ilustres para relatar. O que significa isso? Significa que teremos a parte II da Rota de Artista pelo Quartier Latin. Aguardem e confiem.

Muito +

Veja todos os post sobre Quartier Latin

Veja a série Parada em Paris

Veja também o álbum fotográfico de Paris