Rota de artista: Ramos de Azevedo – #3

1 Flares 1 Flares ×

Vocês hão de se lembrar que já fiz dois posts de Rota de artista: Ramos de Azevedo com city tour virtual narrativo pelo centro de São Paulo, certo?

+ Rota de artista: Ramos de Azevedo – #1

+ Rota de artista: Ramos de Azevedo – #2

Dessa vez, continuaremos no centro, porém indo para outro rumo. Agora vamos para o Largo Santa Ifigênia para ver as obras do escritório de Ramos de Azevedo, lá encontramos o…

Hotel São Paulo Inn (1920-1926)

DSC_0270

Largo Santa Ifigênia, 44

Com a arquitetura em estilo europeu o Hotel São Paulo Inn foi projetado para ser uma hospedagem de luxo, é amplo e confortável, com salas e auditório, com capacidade para até 120 pessoas. Curiosamente, até os dias atuais o edifício tem a função de hospedar.

Agora vamos caminhar um pouco. Rumaremos para a região da Luz, onde, antes de chegar no núcleo principal, veremos, na Rua Florêncio de Abreu nos números 714-726, a…

Casa de Washington Luiz

DSC_0275

Esse sobrado é interessante por sua arquitetura clássica, mas também porque aqui viveu Washington Luís antes de ser presidente da república.

Agora sim, vamos ao núcleo cultural da Luz. Caminharemos uns três quarteirões, ainda pela Florêncio de Abreu até a Avenida Tiradentes, onde vemos:

 Liceu de Artes e Ofícios (1897-1900) 

image004_thumb.jpg

Atualmente o edifício é conhecido por abrigar o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, mas inicialmente a construção foi feita para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios. O estilo arquitetônico é, como sempre, eclético, mas com predominância italiana.

CpiadePinacoteca092_thumb.jpg

Em seguida, continuamos pela Avenida Tiradentes e logo, do outro lado da rua, vemos o…

Quartel da Luz (1888-1892)

DSC_1125

Inspirado nos fortins medievais e nas fortalezas da Legião Estrangeira na África, a construção do Quartel da Luz foi uma iniciativa do barão de Parnaíba. Hoje, o edifício tem função semelhante à original, nele funciona a rota ou o Batalhão Tobias de Aguiar.

Atravessamos a avenida, caminhamos meio quarteirão até a Praça Cel. Fernando Prestes, onde encontramos:

Laboratório da Escola Politécnica (1895-1896) 

DSC_1126

Atualmente, neste edifício funciona o Centro Paula Souza, mas foi construído para ser laboratório da Escola Politécnica. Alto nível para um laboratório, hein? Arquitetura em estilo clássico… show de bola.

Imediatamente ao lado, temos a…

Escola Politécnica (1912-1920) 

DSC_1130

Esse lindo edifício em estilo eclético (como sempre!) foi projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo para abrigar a Escola Politécnica (que conhecemos hoje como a Poli da USP). Atualmente, no edifício funciona o Arquivo Histórico de São Paulo, que tive o prazer de visitar. A construção é belíssima!

+ Conhecer São Paulo: Arquivo Histórico de São Paulo

DSC_1133

Agora, vamos andar mais um tiquinho. Vamos nos enveredar pela Rua Três Rios até chegarmos à Rua Silva Pinto, onde viramos à esquerda, passamos pela José Paulino, continuamos por mais três quarteirões e chegamos à esquina da Alameda Cleveland e ao…

Casa de Henrique Santos Dumont (1890-1894) 

DSC_1023

Essa casa pertenceu à família de Santos Dumont, mais precisamente, o irmão mais velho do aviador: Henrique Santos Dumont. Na época, Campos Elísios era uma região nobre de São Paulo, acho até que a intenção era manter um paralelo com Champs Elysées, em Paris, pois além de copiarem o nome, também copiaram o padrão arquitetônico e a suntuosidade.

Desde 2005, a construção abriga o Museu da Energia de São Paulo. Já fiz um post sobre esse museu com várias fotos da parte interna da construção. Não deixem de conferir. 

+ Conhecer São Paulo: Museu da Energia

Saindo do museu e continuando pela Alameda Cleveland, sentido Estação da Luz, caminhamos uns três quarteirões até a…

Estação Júlio Prestes (1926-1938) 

image039_thumb.jpg

Essa estação foi construída como parada, ponto inicial, da Estrada de Ferro Sorocabana, que ligaria São Paulo a Santos. Essa iniciativa partiu de alguns fazendeiros que pretendiam quebrar o monopólio da São Paulo Railway, companhia inglesa que operava na Estação da Luz. O estilo arquitetônico foi o Luís XVI,  e também há um jardim clássico francês na parte interna. Não posso deixar de dizer que a construção também foi inspirada no da Grand Central de Nova York, vejamos:

DSC_0450

Atualmente, além de ainda abrigar a estação de trem, parte do edifício foi destinado à Sala São Paulo, uma soberba sala para concertos. Fiz um post sobre o lindo espaço e você poderá conferir mais imagens lindas.

+ Conhecer São Paulo: Sala São Paulo

 Imediatamente ao lado do edifício Estação Júlio Prestes, está… 

Sede da Estrada de Ferro Sorocabana (1914-1917)

image036_thumb.jpg

Inicialmente, essa construção estava destinada a abrigar os escritórios e armazéns gerais da estrada de Ferro Sorocabana. O edifício tem estilo arquitetônico é eclético, é composto por seis pavimentos, com estrutura metálica e janelas simétricas.

Nos dias atuais, conhecemos essa construção como espaço que abriga a Estação Pinacoteca e o Memorial da Resistência. Já fiz post sobre esse memorial, onde mostro um pouco da função desse edifício durante a ditadura militar brasileira. Confiram!

+ Conhecer São Paulo: Memorial da Resistência

Bem, ficamos por aqui, mais já aviso que haverá um último post sobre as obras do escritório de Ramos de Azevedo. Aguardem! 

+ Dicas 

Grandes Brasileiros sobre Ramos de Azevedo, programa da Rádio Estadão que foi ao ar nos dias 24 e 25 de janeiro de 2015. 

Muito +

Veja toda a série Rota de Artista

Veja a série O que fazer em São Paulo

Veja a série Conhecer São Paulo

Veja a série São Paulo que Vale a Pena

Veja a série Comer em São Paulo