Rota de artista: Ramos de Azevedo – #4

1 Flares 1 Flares ×

Esta é a última edição do Rota de Artista Ramos de Azevedo. Continuarei com o city tour virtual narrativo e mostrarei mais construções do escritório do arquiteto, mas dessa vez pela região da Avenida Paulista.

+ Rota de Artista: Ramos de Azevedo – #1

+ Rota de Artista: Ramos de Azevedo – #2

+ Rota de Artista: Ramos de Azevedo – #3

Conforme prometido em posts posteriores, será neste último post que falarei mais de Ramos de Azevedo.

Ramos de Azevedo (Campinas, 1851 – São Paulo, 1928) foi para Gand, na Bélgica, cursar engenharia civil, porém, em razão da qualidade de seus desenhos, foi convencido a mudar de curso e passou a estudar arquitetura. Depois de formado, retornou a Campinas, onde desenvolveu alguns trabalhos.

No final do século XIX, Ramos de Azevedo mudou-se para São Paulo e começou a trabalhar para os endinheirados. Você já deve ter percebido, nos três posts anteriores sobre o arquiteto, que os projetos do escritório de Ramos de Azevedo eram bem requintados.

Comecemos com as imagens. Vejam a casa do arquiteto.

20160305_173746

Rua Pirapitingui, 111

Essa casa no bairro da Liberdade foi projetada por Ramos de Azevedo e construída em 1891. Em estilo neoclássico, a casa é composta de dois pavimentos, sótão e porão. Com sua família, o arquiteto morou nessa casa.

20160305_173729

Em 1983, a casa foi doada à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; em 1988 o Grupo Editorial Global adquiriu o imóvel que, até hoje, é sede do Grupo.

Partamos para as obras de Ramos de Azevedo na região da Avenida Paulista.

 Casa das Rosas (1935)

image036_thumb.jpg

Nessa casa viveram os herdeiros do arquiteto viveram na casa até a década de 1980. Em dezembro de 2004, o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, outro nome da Casa das Rosas, foi reinaugurado, oferecendo  cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura etc.

20160423_142711

Já fiz um post sobre esse espaço, veja mais imagens e informações lá.

+ Conhecer São Paulo: Casa das Rosas

Bem próximo à Casa das Rosas, sentido Consolação e do mesmo lado da calçada, encontramos o…

Colégio Rodrigues Alves (1919)

DSC_0241

Desde sua construção o edifício foi destinado ao Grupo Escolar Rodrigues Alves, atualmente Escola Estadual Rodrigues Alves. Em estilo eclético, com predominância do neoclássico, essa construção é um dos destaques arquitetônicos da Avenida Paulista.

DSC_0242 DSC_0245

Bem pertinho do Colégio, e também na mesma calçada sentido Consolação, encontramos o…

Instituto Pasteur (1903)

DSC_0123

A descoberta da vacina contra a raiva pelo francês Louis Pasteur incentivou os barões do café a colocar a ciência a serviço da vida prática. Foi com esse interesse que foi criado o Instituto Pasteur, um dos primeiros edifícios da Avenida Paulista. Em 1916 ele passou a integrar o Serviço Sanitário do Estado.

DSC_0122

De todos os projetos iniciais do escritório de Ramos de Azevedo esse parece ser o de linhas mais simples, embora ainda neoclássico.

Saindo da Avenida Paulista, mas continuando na região (Teodoro Sampaio quase esquina com a Dr. Arnaldo), vamos ao…

Instituto Oscar Freire (1919-)

DSC_0279

Das cinco ou seis alas projetadas para a Faculdade de Medicina da USP somente foi executada essa parte do projeto, construída especialmente para abrigar a cadeira de Medicina Legal. Em termos arquitetônicos, o estilo eclético e com elementos decorativos de inspiração românica. Muito lindo!

Seguindo em frente pela Dr. Arnaldo, vamos rumo ao cemitério do Araçá, desceremos a rua Maj. Natanael até chegar ao…

Estádio do Pacaembu (1939)

DSC_0278

Na época de sua inauguração, em 1940, o Estádio do Pacaembu era o maior e mais moderno estádio sul-americano. Seu estilo arquitetônico é bem moderno, obedecendo os princípios de um geometrismo de linhas simplificadas e estruturas em concreto.

Não muito perto do estádio, mas nas imediações, encontraremos o…

Colégio Sion 

Resultado de imagem para colegio sion

Av. Higienópolis, 901 (Imagem deste link)

Com o propósito de educar, em 1901 se instalou em São Paulo a Congregação Nossa Senhora de Sion. Essa congregação precisava de um espaço, por isso o escritório de Ramos de Azevedo que projetou, em estilo eclético, o corpo principal do edifício de quatro pavimentos, incluindo o subsolo.

Como reta final, vamos à Consolação, direto para o…

Cemitério da Consolação (1902)

DSC_0266

Há muito o que ver nesse cemitério. Além desse portão principal, o escritório do arquiteto também foi responsável pelo projeto da capela abaixo. 

Resultado de imagem para capela cemiterio consolação

Imagem deste link

Com isso, percebemos que Ramos de Azevedo não poderia estar enterrado em outro lugar que aqui.

Resultado de imagem para túmulo ramos de azevedo cemiterio consolação

Imagem deste link

Já fiz um post sobre esse cemitério, mostrando alguns túmulos famosos e tal.

+ Conhecer São Paulo: Cemitério da Consolação

Como uma pessoa que contribuiu tanto para o desenvolvimento da cidade e para o embelezamento de nossas paisagens não poderia ficar sem homenagem, existe um monumento a Ramos de Azevedo.

Imagem deste link

Seis anos após a morte do arquiteto, e no dia do aniversário da cidade, 25/01/1934,  foi inaugurado o enorme monumento da imagem acima na Avenida Tiradentes, atrás da Pinacoteca (obra projetada pelo seu escritório, conforme vimos no Rota de Artista: Ramos de Azevedo – #3).

Imagem deste link

No entanto, em 1973, em razão das obras do metrô, o monumento foi transferido para a Cidade Universitária, próximo à Escola Politécnica. Vejam onde jaz o monumento atualmente.

A ideia de deixar o monumento próximo a uma obra projetada por ele permaneceu, pois Ramos de Azevedo ajudou a criar a Poli. A praça onde está o monumento leva o nome dele. Muito justo. 

Bem, este é o último post sobre as obras de Ramos de Azevedo por São Paulo. Não contemplei todas, mesmo porque muitas já foram demolidas, mas citei as principais. 

+ Dicas 

 Grandes Brasileiros sobre Ramos de Azevedo, programa da Rádio Estadão que foi ao ar nos dias 24 e 25 de janeiro de 2015. 

Muito +

Veja toda a série Rota de Artista

Veja a série O que fazer em São Paulo

Veja a série Conhecer São Paulo

Veja a série São Paulo que Vale a Pena

Veja a série Comer em São Paulo