São Paulo que vale a pena, n.1: centro histórico – parte III

0 Flares 0 Flares ×

No post anterior, paramos na Praça das Artes. Se sairmos de lá pela rua Conselheiro Crispiniano, podemos continuar à direita. Se sairmos pela Av. São João, continuamos à esquerda. Ambos os trajetos vão desembocar no…

Largo do Paissandu

image048Esse largo não é notado por boa parte dos paulistanos e também não costuma atrair turistas. Não sei se é por vista cansada ou por algum outro motivo que desconheço. Mas creio que seja pelo fato de o Largo ser um espaço pequeno, a igreja igualmente pequena e sem grandes atrativos arquitetônicos.

No centro do Largo está a igreja da imagem acima. É a Igreja Nossa Senhora do Rosário, ou Igreja N. Srª do Rosário dos Homens Pretos, que foi construída gratuitamente por trabalhadores negros. A estátua da imagem abaixo fica atrás da Igreja e se chama “Monumento à Mãe Preta”.

image045

No mesmo Largo, à esquerda da igreja, encontramos um espaço tradicional da cidade:

Ponto Chic

DSC_0246

Inaugurado em 1922, o Ponto Chic é um local que não tem grandes atrativos físicos, mas aqui é servido o famoso bauru.

+ Comer em São Paulo: Ponto Chic

O diferencial desse sanduíche é ser feito de rosbife, e não de presunto, ter quatro tipos de queijos derretidos em banho-maria  e também conter picles. O bauru é muito bom mesmo!

IMG_20150404_133018730[1]

Depois do delicioso bauru, saímos do Ponto Chic, atravessamos a Av. São João e logo nos deparamos com a…

Galeria do Rock

image039

Creio que esse seja o espaço mais visitado do Largo do Paissandu. Seu nome oficial é Shopping Center Grandes Galerias, mas é conhecida como Galeria do Rock. E isso não é por acaso. Nessa Galeria, como o nome já sugere, a maioria das lojas vende artigos relacionados ao rock, mas também há outras lojas no subsolo que vendem artigos da cultura hip hop.

+ Conhecer São Paulo: Galeria do Rock

image040

A alguns passos da Galeria do Rock, na mesma calçada, encontramos uma outra…

Galeria Olido

image038

 Essa galeria é bem diferente da outra. Aqui há cinema, exposições e um centro de informação turística. É um espaço gerido pela Prefeitura da Cidade.

Dentro da Galeria Olido funciona o…

Centro de Memória do Circo

20151001_174439

Esse espaço nos remete à infância! É muito gostoso estar aqui. Gostei tanto que fiz um post só para ele.

+ Conhecer São Paulo: Centro de Memória do Circo

20151001_173643

Seguindo pela Av. São João, chegamos à esquina mais famosa de São Paulo:

Av. Ipiranga X Av. São João

image036

Depois que Caetano Veloso compôs Sampa, muita gente ficou curiosa para conhecer esse espaço. Lembro-me que nas comemorações dos 450 anos da cidade, em 2004, Caetano fez um show nesse espaço. Pena que não consegui ir.

Em uma das 4 esquinas da Ipiranga com a São João está o super tradicional…

Bar Brahma

image035

Inaugurado em 1948, o Bar Brahma é uma referência na cidade. Nesse point tradicional acontecem muitos shows, como Cauby Peixoto e Demônios da Garoa, e também outros artistas mais contemporâneos, como Vanessa Jackson.

Voltando ao city tour, seguindo pela Av. Ipiranga chegamos à…

Praça da República

image032

Não sei ao certo quando foi inaugurada essa Praça, mas sei que no final do século XIX ela já existia e foi baseada num modelo europeu de urbanização. Eu gosto, principalmente do laguinho central, mas a principal construção da Praça é o antigo colégio Caetano de Campos, também planejado por Ramos de Azevedo, que hoje é a sede da Secretaria Estadual da Educação.

Essa praça também tem grande importância histórica: foi onde aconteceram manifestações contra o regime de Getúlio Vargas que eclodiram na Revolução Constitucionalista de 1932.

Edifício Itália

image024

O edifício com formato do um isqueiro Bic! Esse prédio abriga o Circolo Italiano, um reduto da cultura italiana com condomínio residencial, teatro, cursos de italiano etc. Mas, o edifício é mais conhecido por abrigar o luxuoso e famoso Terraço Itália.

Terraço Itália Imagem deste link

O restaurante que tem uma vista espetacular da cidade! É um lugar muito chique!

Próximo ao Edifício Itália, poucos metros adiante, está o…

Edifício Copan

image026

O edifício Copan foi projetado por Oscar Niemeyer também na ocasião do IV Centenário da cidade. Muita coisa foi feita nessa cidade para a comemoração dos 400 de São Paulo. Pena que, provavelmente, não estarei viva para ver o que irão fazer para comemorar os 500 da cidade.

+ Conhecer São Paulo: Edifício Copan

Esse edifício é a maior estrutura de concreto armado do país, com cerca de 400 quilos por metro cúbico construído. O prédio tem 115 metros de altura, 120 mil metros quadrados de área construída, 1.160 apartamentos que variam de 26 a 350 metros quadrados e cerca de 5 mil moradores distribuídos em seis blocos. É por isso que o edifício tem um CEP só para ele! No térreo há cerca de 70 lojas. Contudo, apesar desses números que impressionam, fiquei sabendo que originalmente esse edifício era para ser um grande complexo hoteleiro que compreendia apartamentos de luxo, teatro, cinemas, restaurantes, jardins, lojas e garagens subterrâneas. Não sei o que errado no meio dessa história.

Sua arquitetura serelepe (em forma de “S”) foi para época um símbolo da cidade moderna. Além da arquitetura, o concreto armado, a altura, a ocupação mista de apartamentos e comércio e alta densidade populacional corroboram a ideia de modernidade.

Voltando ao city tour, seguimos em frente pela Av. Ipiranga até chegarmos na rua da Consolação e nos depararmos com a…

Praça Roosevelt

Depois de um longo período de reforma, a Praça Roosevelt foi reinaugurada, ou reaberta, há menos de um ano, em setembro de 2012. Algumas pessoas queriam que a Praça ficasse assim:

image010 Mas ela está assim:

Skate Imagem deste link

Essa Praça virou o point dos skatistas e acho que não há mais nada a fazer quanto a isso. Eu até que gosto, mas não sei se eu iria gostar tanto se morasse por lá.

Bem, voltando, ou melhor, saindo pela parte posterior da Praça Roosevelt, alcançamos a rua Augusta, descemos um pouco, sentido Centro, até chegarmos na…

Rua Avanhandava

image013

Como diriam os franceses, essa rua c’est très mignon! Foi revitalizada em 2007 (eu me lembro!), com inspiração em cidades europeias e com aparência de boulevards. É um point gastronômico, onde encontramos o conglomerado da Famiglia Mancini (cantina, restaurante e pizzaria), dentre outros estabelecimentos.

Continuamos descendo no sentido Centro, pela rua Augusta, até alcançarmos a Martins Fontes, continuamos em frente, passamos pelo Hotel Jaraguá, onde há um painel de Di Cavalcanti, mas essa obra tratada em outro São Paulo que Vale a Pena, e avistamos a…

Biblioteca Mário de Andrade

image017

Essa Biblioteca foi inaugurada em 1925, é a principal da cidade e tem um acervo importantíssimo! O edifício é muito bonito, principalmente por dentro. Só por abrigar uma biblioteca ele já seria lindo, mas o prédio também tem uma arquitetura clássica, maciça em mármore, uma referência do estilo art déco na cidade. Um show! São muitos andares do edifício destinados a um acervo suntuoso.

+ Conhecer São Paulo: Biblioteca Mario de Andrade

Biblioteca MA Imagem deste link

Na época da faculdade, lembro-me que vim fazer uma visita técnica aqui. Visitei a sessão de obras raras, que tinha uma livro de 1492, ano de descoberta da América!, e um outro assinado por Victor Hugo. Uau!

A Biblioteca foi reformada recentemente e reaberta em 2011 (eu fui!). Nessa reforma foi construído um corredor de vidro que conduz à parte circulante da Biblioteca. É muito bonito!

image019

Além de um acervo histórico fabuloso e de obras recentes, aqui há uma boa coleção de brasilianistas, estudiosos que estudam o Brasil, Outros aspectos interessantes são os eventos que ocorrem aqui. Há palestras, lançamentos de livros, encontros com escritores etc.

Ficando na Biblioteca Mário de Andrade, encerro meu city tour virtual narrativo sobre o centro histórico de São Paulo. Os próximos serão sobre outras regiões da cidade.

Muito +

Veja toda a série São Paulo que Vale a Pena

Veja a série Comer em São Paulo

Veja também o álbum fotográfico do Centro Histórico

2 Comentários

  1. Nossa, realmente São Paulo é incrível! Tantos lugares bacanas para conhecer e tudo bem pertinho um do outro, dá até pra fazer a pé mesmo. Adorei tudo o que você mencionou e pra quem quer começar a viajar, São Paulo é sim um belo começo. Valeu!

Comments are closed.