São Paulo que vale a pena, n.2: região da Luz – #2

1 Flares 1 Flares ×

Dessa vez, em nosso city tour virtual narrativo, vou tratar de um lado menos nobre da Luz. Sei que muitos estão pensando que por lá não há nada de nobre, mas eu discordo. De todo modo, vou tratar de uma parte menos conhecida da região.

Vamos começar descendo na estação Tiradentes do metrô. Passamos em frente ao Batalhão Tobias de Aguiar, mas não entramos porque nada temos que fazer aqui. Apenas admiramos a arquitetura, projeto do escritório de Ramos de Azevedo.

DSC_1125

Continuando pela mesma calçada, viramos à direita porque vimos um obelisco que nos chamou a atenção.

DSC_1158 DSC_1160

Essa torre pertencia a uma usina elétrica, a primeira da cidade e construída no final do século XIX. A usina, que tinha sido projetada pelo escritório de Ramos de Azevedo, foi demolida em 1985 em razão da necessidade de expansão do tráfego na região.

DSC_1159

Continuando na Avenida Tiradentes, no número 676, encontramos o…

Museu de Arte Sacra

DSC_2021

O acervo desse museu é incrível, conforme já tive oportunidade de mostrar por aqui.

+ Conhecer São Paulo: Museu de Arte Sacra 

São vários objetos barrocos Visite esse museu na época do natal e veja a linda exposição de presépios.

DSC_2010

Atravessando a rua, chegamos na Praça Coronel Fernando Prestes, onde encontramos o…

Arquivo Histórico da Cidade de São Paulo

DSC_1130

Além de a arquitetura, em estilo neoclássico e projetada pelo escritório de Ramos de Azevedo, esse arquivo tem documentos bem interessantes. Quem necessita pesquisar sobre antecedentes para passaporte europeu costuma fazer buscar por aqui. Já fiz um post sobre ele por aqui.

+ Conhecer São Paulo: Arquivo Histórico de São Paulo

DSC_1132

Saindo do Arquivo, continuamos por uns 4 quarteirões pela Rua Três Rios, chegamos na rua Lubavitch, viramos à esquerda, andamos por um quarteirão e chegamos na esquina da Rua da Graça, onde encontramos o…

Memorial da Imigração Judaica

20160308_151227

O Memorial da Imigração Judaica é um dos últimos espaços culturais inaugurados em São Paulo. Aqui tem vários objetos e informações da cultura da cultura judaica, há também uma sinagoga. Enfim, espaço incrível sobre o qual já falei em post específico.

+ Conhecer São Paulo: Memorial da Imigração Judaica 

Saindo do Memorial e seguindo a Rua da Graça, sentido contrário ao Parque da Luz, andamos um quarteirão, viramos à esquerda na Rua Silva Pinto, andamos uns 4 quarteirões até encontrar o…

Museu da Energia

DSC_1023

Não sei o que é mais interessante nesse museu: o acervo ou a arquitetura? Projetada pelo escritório de Ramos de Azevedo, essa construção em estilo neoclássico é linda e bem conservada. Já fiz um vídeo sobre esse museu, lembram?

+ Conhecer São Paulo: Museu da Energia 

DSC_0996

Não posso esquecer de dizer que essa construção pertenceu ao irmão do Santos Dumont.

Saindo pela Rua Silva Pinto, andamos um quarteirão e encontramos o…

Espaço Cultural Porto Seguro

Imagem deste link

Este também é um dos espaços culturais mais recentes de São Paulo. A estrutura é bem bacana e, por enquanto, parece-me que o forte do espaço será para exposições de artes plásticas.

Muito +

Veja toda a série São Paulo que Vale a Pena

Veja a série O que fazer em São Paulo

Veja a série Conhecer São Paulo

Veja a série Comer em São Paulo