Comer em São Paulo: Cama & Café São Paulo

0 Flares 0 Flares ×

Recentemente publiquei um post (Já ouviu falar em bed and breakfast?), que trata de uma forma alternativa de hospedagem. Se ainda não o leram, vão até lá e voltem aqui para entenderem melhor o contexto. Se não quiserem o ler, podem continuar neste texto, que é independente daquele, mas o complementa.

Logo, vocês já sabem que Cama & Café São Paulo é um lugar com perfil do conceito cama & café e tem algum tipo de ligação com city tours em São Paulo, história e arte.

Pois bem, como já estamos no quarto parágrafo, penso que já é hora de explicar melhor essa história. Há alguns conheci o Cama & Café São Paulo como opção de mais um bom espaço para almoçar, que reúne tudo que eu costumo valorizar, e acredito que a maioria das pessoas também, num restaurante: ambiente agradável e bonito, boa comida, bom atendimento e bom preço.

À primeira vista, o que mais me atraiu foi a restauração do espaço. Sempre passava em frente ao prédio e quando vi que estavam recuperando (e não demolindo) um antigo edifício do centro histórico já fiquei contente. Isso aconteceu no fim de 2012. Em dezembro de 2012, foi colocada uma faixa em frente ao prédio com o nome “Cama & Café São Paulo”, o que despertou minha curiosidade, mas eu não sabia exatamente o que era o local.

image001

Quando fiquei sabendo que serviam almoço, resolvi conhecer o lugar. Ao entrar, nos pés da escada de madeira que conduz à sobreloja, já vi algo que me agradou.

image011Adoro café! Para mim, esses pilões com café torrado já eram um prenúncio de que iria me identificar com o lugar.

A arquitetura recuperada empresta um charme especial ao espaço.

image014

image016 A apresentação do cardápio é interessante (não apenas pelo preço), pois os pratos de cada dia da semana têm nomes lugares, pontos turísticos, do centro histórico: Pátio do Colégio, Viaduto do Chá, Catedral da Sé, Mercado Municipal, dentre outros. Tratei de quase todos eles nas três partes do São Paulo que vale a pena, n.1. Além desses pratos, há dois que são diários, com nomes que não mais remetem a lugares, mas sim a dois personagens da história de São Paulo e do Brasil: marquesa e imperador, em referência à Marquesa de Santos e ao Imperador Dom Pedro I.

Cama_Café_prato2 Prato Teatro Municipal

Cama_Café_prato3 Prato Pátio do Colégio

Cama_Café_prato Prato Imperador (Imagens deste link)

Ainda não experimentei todos os pratos, mas gostei de todos que já provei e, também, já tenho um preferido: o Imperador.

Além disso tudo, às segundas, quartas e sextas somos brindados com música ao vivo. Podemos almoçar ao som sax, flauta ou clarinete, ouvindo clássicos da música popular brasileira.

Apesar de todas essas vantagens que já relatei, o que me fez dedicar o texto exclusivo ao Cama & Café São Paulo foi a descoberta de outros eventos que ocorrem por lá. Há poucos dias, quando novamente fui almoçar lá, conversei com o Sr. Eduardo, um dos sócios do lugar, um simpático senhor que me contou curiosidades históricas sobre o lugar e me falou de outros eventos que ocorrem no espaço. Fiquei de voltar lá para saber mais detalhes para escrever este texto e vejam o que fiquei sabendo.

image021 Curiosidades

O Sr. Eduardo me contou que embora o nome do espaço seja Cama & Café São Paulo, eles ainda não podem usá-lo oficialmente (por isso não há uma placa na porta com o nome) e também ainda não podem hospedar ninguém, mesmo já tendo cinco quartos prontos para serem usados. Essa situação ocorre porque a Prefeitura ainda não liberou a documentação necessária para que o estabelecimento funcione plenamente.

Eu pensava que o espaço funcionasse apenas para o almoço, mas não. O Cama & Café São Paulo funciona das 8h às 19h. Eles servem café da manhã, almoço, e à tarde, caldos e cremes, além do café da tarde.

O espaço pode ser utilizado por quem apenas quiser sentar, descansar um pouco, ler um livro, estudar, dentre outros. Agora, a melhor parte: você pode utilizar o espaço para fins conforme os citados e ainda usufruir de wi-fi grátis.

Um pouco de história

O Sr. Eduardo me contou que, em seus primórdios, o prédio foi uma casa de saraus e a intenção do Cama & Café São Paulo é retomar essa atividade.

Outra curiosidade é que a ideia de um estabelecimento Cama & Café já havia ocorrido, aqui em São Paulo, em 1865, em frente ao Solar da Marquesa de Santos. Naquela época não havia hotéis em São Paulo, e os comerciantes da região ofereciam pousada e café da manhã aos caixeiros viajantes. Mas, como essa situação de pousada gratuita começou a se cristalizar, o Sr. Hilário, um dos comerciantes da região, resolveu começar a cobrar pelo serviço. Ele colocou um cartaz na parede escrito “Cama e Café”. Assim, a origem propagada de que o conceito cama & café surgiu na Irlanda, no século XX, precisa ser questionada.

Programação cultural

Como eu já havia dito, o Cama & Café São Paulo tem uma programação que envolve história e arte.

Sarau. Nesta semana haverá três apresentações de Juliana Maia, uma cantora de Conservatória (RJ), que trará três espetáculos distintos:

Sarau do século XIX, dia 20/08: sarau lítero-musical que apresentará composições do século XIX;

Sucessos da era do rádio, dia 21/08: interpretações de compositores e cantores da era do rádio, como Chiquinha Gonzaga, Dalva de Oliveira, dentre outros;

Canções sonoras das ruas de Conservatória, dia 22/08: canções de Conservatória, a cidade das serenatas.

As apresentações serão às 17h30, os ingressos custam R$ 45,00 reais e dão direito ao café colonial, com pães, salgados, frios, sucos, leite etc.

Juliana MaiaImagem deste link

Vejam um vídeo de uma apresentação de Juliana Maia. Ela canta muito bem! Vejam um vídeo dela aqui.

Teatro. Nessas sextas-feiras do mês de agosto tem se apresentado no espaço o grupo de teatro Amarelo Piscante com a peça Estão nos enxergando?, que conta histórias reais de 5 mulheres diferentes, mas com uma coisa em comum: a luta contra o descontrole emocional nas suas vidas afetas pela dependência química de seus entes queridos. Após a apresentação da peça, é aberta uma sessão para pergunta e respostas entre a plateia e os artistas. O ingresso custa R$ 50,00, mas está incluso um jantar com uma opção entre três pratos do cardápio.

Caminhada teatral. Segundo o Sr. Luiz, um dos sócios do espaço, em setembro e outubro haverá uma caminhada teatral. As saídas serão a partir do Cama & Café São Paulo, a primeira parada será na Caixa Econômica Federal da Sé, onde será contada a história da Caixa. Em seguida, todos rumarão para o Páteo do Colégio, onde haverá a segunda parada e será contada a história da força da mulher por meio do episódio da índia Bartira. A terceira parada será no Solar da Marquesa de Santos, onde também será narrada a história da personagem. Após o Solar da Marquesa, todos retornarão ao Cama & Café São Paulo, onde haverá interação entre os atores e a plateia por meio de perguntas e respostas.

A duração prevista para essa caminhada é de mais ou menos uma hora. Provavelmente essa caminhada ocorrerá nas manhãs e tardes de sábado e de domingo. Aguardemos mais informações.

Em julho, houve o Encontro Peripatético, um passeio promovido pela Casa Guilherme de Almeida, para comemorar a semana de aniversario do poeta paulista. O passeio teve como tema os locais ligados à vida do poeta e terminou com um almoço no Cama & Café São Paulo, que preparou um menu em homenagem a Guilherme de Almeida, servindo seus pratos e drinques prediletos.

Além de todos esses eventos o espaço também pode ser utilizado para festas de aniversário e casamento com o Buffet preparado pelo Cama & Café São Paulo.

Esse é ou não é um lugar diferenciado? Adorei tudo!

Serviço:

Cama & Café São Paulo

Rua Roberto Simonsen, 79, Sé

Das 8h às 19h

Fone: 3101-3760

Site: www.camacafe.com.br

www.facebook.com/camacafesp

Muito +

Veja a série São Paulo que Vale a Pena

Veja toda a série Comer em São Paulo