Tiwanaku: a civilização pré-inca

Tiwanaku, Bolívia
0 Flares 0 Flares ×

Julho de 2011

Logo cedo, o passeio começou ainda mais nas alturas, acreditem em mim, esse lugar tem altitude ainda mais elevada do que a de La Paz. Bem, conhecer sempre exige algum nível de esforço. Bora lá!

024 - Cópia
021 - Cópia

 Tiwanaku é um sítio arqueológico pré-colombiano que fica próximo à La Paz. Essa civilização é considerada a precursora da civilização Inca e teve grande poder por mais de cinco séculos. É impressionante ver as ruínas da cidade, descobertas em meados do século XVI. 

027 - Cópia 026 - Cópia
018 - Cópia 017 - Cópia

O encaixe de pedras, as vigas, o uso de material pesado… tudo isso impressiona bastante, considerando que o povo habitou o local cerca de 400 anos a.C, quando havia poucos recursos até mesmo mecânicos!

014 - Cópia

015 - Cópia

Tiwanaku foi a capital de um império pré-colombiano, que ia do Sul do atual Peru ao Sul dos Andes bolivianos e partes vizinhas do Norte do Chile. 

019 - Cópia

Só de olhar as enormes esculturas talhadas em pedra já é possível ter ideia do nível de desenvolvimento dessa civilização.

016 - Cópia 013 - Cópia

Com um sistema agrícola e hídrico sofisticado para a época, por volta do ano 400 d.C. Tiwanaku cresceu a ponto de explorar e incorporar as regiões da costa desértica e terras fronteiriças que fazem a transição oriental entre os Andes e as úmidas florestas tropicais.

009 - Cópia

Uau! A produção de bronze deu também uma grande vantagem militar a Tiwanaku, que, combinada com a expansão das suas colônias, levou a sua cultura a influenciar muitas outras nos atuais Peru, Bolívia e Chile.

023 - Cópia

É uma pena não poder recuperar muitos objetos dessa cultura riquíssima,  mas pelo pouco que restou foi possível ver ruínas de pirâmide, de templo semi-subterrâneo e também museus lítico e cerâmico.

012 - Cópia

Em 2000, a Unesco considerou as ruínas de Tiwanaku como Patrimônio da Humanidade. Fiquei contente em saber desse reconhecimento, pois atrairá mais turistas para região, o que, além de enriquecimento cultural a quem visita, o turismo traz mais recursos econômicos à Bolívia. E disso esse país está precisando muito!