Dicas e cuidados de viagem

1 Flares 1 Flares ×

Quando viajamos nos preparamos para experiências boas (novas paisagens, novas pessoas, novas experiências…), não gostamos de pensar em inconvenientes para não atrair energias negativas, mas, vai que… né? Por isso, seguem algumas dicas que podem ajudar nos momentos de apuro.

1. Documentos 

Sabe todos aqueles documentos dos quais precisamos para fazer o passaporte? Então, faça cópias desses documentos e deixe-as salvas na nuvem. Se você estiver em outro país e for assaltado ou perder os documentos como fará para voltar para casa? Já pensou nisso? É por isso que é bom ter cópia de todos os documentos importantes na nuvem, pois assim a embaixada brasileira no país destino te ajudará com menos dificuldade e você terá bem menos dor de cabeça.

Sobre perda de passaporte, tratei mais especificamente sobre isso aqui.

2. Contatos do consulado/embaixada

Não saia do Brasil sem endereço e contato da embaixada brasileira no país destino. Em caso de apuros, esse é o local que poderá te ajudar. Tratei sobre o Portal Consular aqui

3. Seguro de viagem

Ficar doente em outro país, perder mala etc… Esse é mais um transtorno que pode ser amenizado, por isso, não saia do Brasil sem fazer um seguro viagem. Se você vai viajar com pacote, esse seguro costuma estar incluso, mas se vai por conta, é melhor fazer um contrato de seguro. Falei mais sobre seguro de viagem aqui e aqui

4. Remédios e vacinas

Leve seus remédios em bagagem de mão, pois em caso de extravio de mala, seus remédios continuaram com você. Esse é um dos itens de viagem que não se pode perder, não apenas pela a urgência de ingestão da medicação, em caso de uso contínuo, mas também pelo acesso. Imaginem a dificuldade ou a impossibilidade de comprar remédios em outro país?

As vacinas também devem estar em dia, não apenas para evitar ser contaminado, mas também para evitar contaminar os outros. Vai saber, né? Tratei de vacinas com mais atenção aqui .

5. Contatos da viagem

Deixe sempre com um de seus familiares ou amigos todo seu roteiro de viagem, considerando toda sua programação de passeios, hospedagem, dados dos voos etc. Caso aconteça alguma coisa, a pessoa terá facilidade em te rastrear onde você estiver.

Dica extra 1: Se vai viajar sozinho, quando chegar ao seu destino, nunca informe às eventuais pessoas que conhecer que está desacompanhado. Principalmente se você for mulher. Diga que tem amigos hospedados em outro lugar, que tem amigos que vive na cidade, enfim… invente uma desculpa. Nunca podemos ter certeza das intenções dos outros, por mais simpáticos que possam parecer.

Dica extra 2: Há uma página neste blog com um passo a passo sobre planejamento de viagens. Veja Planejamento 360º.