Vacinas antes de viajar: quando tomá-las?

Imagem deste link
0 Flares 0 Flares ×

Uma das preocupações dos viajantes é saber se precisa ou não tomar vacina antes de viajar para determinado lugar. Por isso, este post tratará de dois assuntos relacionados: o  Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia e os cuidados com saúde e vacinação que devem ser tomados para uma viagem.

Para ingressar em alguns países, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é tão importante quanto o visto. Assim como a emissão do passaporte e do visto, a vacinação deve ser pensada com antecedência, pois, além do prazo de agendamento, também há um prazo para a vacina começar a fazer efeito, normalmente uns 10 dias.  Veja neste link os países que exigem esse certificado. 

A Anvisa disponibiliza o Guia de Saúde do Viajanteque trata do como agir e traz recomendações em casos de doenças respiratórias, doenças transmitidas por; água e alimentos; mosquitos, carrapatos e outros animais.

Mais uma dica.  Um bom auxílio aos viajantes são os Centros de Orientação ao Viajante, da Anvisa. Nesses espaços você pode ter toda informação que precisar. Outro recurso: você pode se cadastrar antecipadamente no Sistema de Informações de  Portos, Aeroportos e Fronteiras, da Anvisa para ter um atendimento facilitado.

Já estive em situação de precisar tomar vacina antes de viajar, por isso, fui ao Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas, que funciona de se segunda a sexta das 7h às 16h, e tomei todas as vacinas que precisei de uma só vez. Não precisei agendar e não esperei muito. Além dessas facilidades, no HC recebemos na hora o certificado internacional de vacinação, outros centros de vacinação emitem apenas o certificado nacional, o que nos obriga a adquirir o certificado internacional, antes de embarcar, no posto da Anvisa no aeroporto. Então, não se aborreça. Vá direito ao HC, que é bem mais prático.