Você sabia?, n.27: origem do dia dos pais

0 Flares 0 Flares ×

Você sabia qual é a origem do dia dos pais?

Vocês se lembram que recentemente eu fiz o Você sabia? sobre o dias das mães, não é? Se não lembra, veja o aqui. A origem do dia dos pais não é muito diferente. Vamos a ela.

Embora alguns digam que o dia dos pais teve origem na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um tal Elmesu fez um cartão, moldado em argila, desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai, a comemoração dessa data, como a conhecemos hoje teve origem em Washington, nos Estados Unidos.

Como o pai parece ter sempre um papel secundário, em relação à comemoração de seu dia também é assim. Em 1909, a filha de um veterano da guerra civil resolveu homenagear seu pai, que havia ficado viúvo 11 anos antes, quando a esposa deu à luz ao sexto filho do casal. Ao ouvir o sermão dedicado às mães (veja mais sobre isso no Você sabia? n.24), Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano quis fazer um agrado ao pai, que tinha criado seis filhos (criado um recém-nascido e terminado de criar os outros cinco), situação em que enfrentou inúmeras dificuldades.

Em 1910, Sonora acionou Associação Ministerial de Spokane, cidade de Washington, Estados Unidos, e pediu ajuda à entidade Jovens Cristãos da cidade para oficializar uma data comemorativa para o dia dos pais. Naquele ano, a data foi comemorada no dia do aniversário do pai de Sonora, 19 de junho. Como símbolo das comemorações foram eleitas rosas vermelhas para representar os pais vivos e rosas brancas para representar os pais falecidos. No caso do dia das mães, o flor escolhida foi o cravo, lembram-se? Mas acho que cravo combina mais com homens e rosas com mulheres, creio que isso já está em nosso inconsciente coletivo.

 Voltando à história, desde então, essas celebrações foram difundidas por todo o estado de Washington e, posteriormente, por todo o país. Alguns dizem  que foi Lyndon Johnson o presidente que assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o dia dos pais, em 1966; outros dizem que foi Richard Nixon, em 1972. Eu não sei, acho que esse detalhe não importa muito aqui, não é?

No Brasil, a iniciativa da comemoração nasceu com interesse puramente comercial, a ideia foi do publicitário Sylvio Bhering. Em 14 de agosto de 1953, pela primeira vez comemorou-se por aqui  o dia dos pais, exatamente no dia de São Joaquim, patriarca da família.

Em outros países, o dia dos pais é comemorados em datas distintas:

  • Itália, Espanha e Portugal, em 19 de março;
  • Reino Unido, Argentina e Peru, no terceiro domingo de junho;
  • Grécia, em 21 de junho;
  • Canadá, em 17 de junho;
  • Alemanha, sem data fixa, no mesmo dia da ascensão de Jesus, data que varia conforme a Páscoa. Vimos no Você sabia? n.4 esses cálculos de calendário, lembram?
  • Paraguai, no segundo domingo de junho;
  • Austrália, no terceiro domingo de setembro;
  • África do Sul, segundo domingo de agosto. 

Não pensem que em todos esses países a data é comemorada do mesmo modo em todos esses países, não. Em Itália, Espanha, Portugal, Paraguai, Argentina e Austrália a data é comemorada com reuniões familiares e presentes; no Canadá, o apelo é mais comercial e menos familiar; em Reino Unido e  Alemanha, as comemorações são mais familiares do que comerciais; em Peru e África do Sul, não há muita comemoração, não é um dia especial para eles.

Bem já falei das mães, já falei dos pais… será que agora terei que falar do dia das crianças? Vou pensar… 

Muito +

Veja toda a série Você sabia?