Você sabia?, n.8: origem do nome da salada “Caesar”

Salada Caesar
0 Flares 0 Flares ×

Depois de o Você sabia?, n.7, muitos ficaram interessados em dar a César o que é de César. Com isso, para responder à outra curiosidade correlata às derivações do nome do imperador, segue resposta à pergunta: o nome da salada Caesar é originário de Júlio César? Vamos à resposta.

Estados Unidos, década de 20 do século XX, Lei Seca.

De 1920 a 1934 os EUA submergiram no período em que foi proibida a fabricação, o transporte, a venda ou o porte de qualquer bebida alcóolica, conhecido como o da “Lei Seca”.

Durante  esse período, muitos habitantes de Hollywood, quando tinham vontade de dar uma “caneada”, atravessavam a fronteira com o México e iam à Tijuana, onde havia o point da época: um restaurante chamado Caesar’s Place.

Em 1924, o feriado de 04 de julho (comemoração da independência dos EUA) caiu num fim de semana. Foi um bandeamento só. Cara-pálidas sedentos e famintos não dispensaram o programa de índio e rumaram para o point coqueluche daquele momento. Com isso, o chef do restaurante, Caesar Cardini, se viu praticamente sem comida para atender aos insaciáveis forasteiros. Só dispunha de alface romana (aquela crocante e levemente adocicada), parmesão, pão, azeite, ovos e limão. Adivinham o que ele fez? Sistematizou seus recursos.

Muito esperto e bem à moda americana, para impressionar os clientes, o chef mandou que seus maitres preparassem uma salada em frente às mesas, fazendo um show pirotécnico: sons de alface cortadas (crocantes, logo, barulhentas), ovos rolando, parmesão levitando…  Tudo isso para que ninguém reparasse que eles só tinham aquilo. O sucesso da salada foi enorme e atravessou os EUA batizada com o nome do seu criador. [Eh… Não é de hoje que os americanos se destacam por maior apreço por resultados e menos pelo sentido das coisas].

Com o tempo, só para provar que a burguesada também é chique, os filezinhos de anchova foram acrescentados à salada, e também o molho inglês Worcestershire.

Popularíssima nos restaurantes americanos, a salada hoje é freqüentemente servida como um prato único, com adição de frango, camarão e salmão.

Pronto! Garanto que a partir de agora vocês não conseguirão comer essa salada sem se lembrar dessa história, e viram que Júlio César não tem nada a ver com isso, hein?

Muito +

Veja toda a série Você sabia?