Você sabia?, n.29: origem do luto

0 Flares 0 Flares ×

Você sabia qual é a origem do luto?

Luto vem do latim luctus, o que significa dor, mágoa, lástima. Embora, a maior parte das vezes, temos o hábito de associar o luto à morte, o termo tem significado mais amplo, remetendo também a rupturas de qualquer natureza.

Além da tristeza pela perda, seja ela de qualquer tipo, o luto é marcado fortemente pelo uso de uma cor específica, que nem sempre é o preto. A cor negra para representar o luto é um costume ocidental; outras civilizações simbolizam o luto com outra cor, vejamos:

  • África do Sul –  vermelho
  • Japão – branco
  • Egito – amarelo
  • Índia – branco
  • Tailândia – roxo 
  • Irã – azul
  • China – branco

Para representar o luto, o preto é utilizado em países cristãos; já o branco é comumente utilizado nos países orientais, pois significa leveza, paz. Vamos nos ater à nossa cultura, ao nosso hábito ocidental. Por que a cor preta? Alguns dizem que a escolha dessa cor se deve ao fato de ela significar ausência, ausência de luz.

Quando começamos a usar a cor preta para representar o luto? Não sei dizer. Alguns dizem que o hábito de usar preto numa ocasião de morte é ancestral, que o costume passou dos egípcios para os romanos, os quais vestiam uma toga preta representando o luto e que essa tradição romana foi adotada pela igreja católica. Outros acreditam que a origem do hábito de se usar o preto para simbolizar o luto vem da Idade Média, situação de Inquisição e época em que a morte era vista como castigo.

Contudo, o curioso mesmo é que muitos associam o luto, as cerimônias fúnebre, às mulheres. Estas eram consideradas intercessoras poderosas numa sociedade em conexão com a eternidade.  Uau!

Muito +

Veja toda a série Você sabia?