Évora: entre ruínas e ossos

0 Flares 0 Flares ×

Évora é uma cidade muito bonita da região do Alentejo. As cidades históricas de Minas Gerais muito herdaram das características daqui. Além desse aspecto que nos parece colonial, Évora mantém as marcas históricas do período romano e, claro, os sempre presentes e bonitos azulejos portugueses. Adoro cidades que não apagam a história de sua estrutura. No caso de Évora, antes de entrarmos na cidade já percebemos essas características, pois já vemos a…

Muralha

Évora, Portugal

Perto da muralha há esse portal, com pedras lindas!

Já dentro das muralhas, perambulando pela cidade, encontramos uma das principais atrações, o…

Templo Romano

Évora, Portugal

Como a maioria dos templos e arenas da Antiguidade Romana, estima-se que esse templo foi construído no século I D.C. Provavelmente ele foi feito para homenagear o imperador Augusto, que era venerado como um Deus. Nos séculos II e III o templo foi reformado, mas no século V, com a invasão germânica, ele foi destruído. Essas ruínas foi o que restou. Tudo indica que o templo original era similar à Maison Carré, em Nîmes, conforme vimos neste post. Estava esquecendo de dizer que esse Templo foi classificado como patrimônio mundial pela Unesco.

Atrás do templo, há esta pracinha bonitinha.

Ao lado do Templo romano está a…

Igreja de São João Evangelista (Lóios)

Évora, Portugal

Essa igreja foi fundada em 1485 e sei que é uma das igrejas mais bonitas de Portugal. Mas não entrei nela porque para isso é necessário pagar e acho isso um absurdo.

Ainda na praça onde há o Templo Romano, encontramos o…

Museu de Évora

Évora, Portugal

Nesse museu há várias esculturas, sobretudo pedras funerárias. O curioso é que em muitas há brasões, símbolos heráldicos. Como já venho dizendo há algum tempo, ainda farei um Você Sabia? sobre heráldica.

Évora, Portugal

Voltando ao museu, olhando apenas por fora, temos a impressão de que ele é pequeno, mas não é. Além das esculturas também há muitas pinturas de artistas portugueses e flamengos. Além disso, o museu é muito bem cuidado. Merece uma visita.

Perto desse museu, está a…

Catedral Sé

Évora, Portugal

Essa catedral é monumental! É a igreja que mais chama a atenção na cidade em termos de dimensões.

Évora, Portugal

Não entrei para visitá-la porque também é cobrada a entrada. Não pago para entrar em igrejas. Por isso, resolvi visitar uma que se tivesse entrada cobrada seria um contra-senso. Fui à…

Igreja de São Francisco

Évora, Portugal

Essa igreja foi construída entre 1480 e 1510. Dizem que a arquitetura dela é manuelina, não sei exatamente o que isso significa, só sei que D. Manuel foi rei de Portugal. Também dizem que aqui foi enterrado o corpo de Gil Vicente, em 1536, mas não há nenhuma indicação disso nessa igreja.

Évora, Portugal

Embora não seja grande, essa igreja tem várias capelas, dentre as quais a mais impressionante é a representada na imagem acima, a Capela da Terceira Ordem.

Contudo, essa igreja é famosa por outras razões. Aqui está a…

Capela dos Ossos

Évora, Portugal

Essa capela foi construída nos séculos XVI e XVII num espaço onde era o dormitório dos frades. Foram três frades que tiveram a iniciativa de criar essa capela para proporcionar uma reflexão sobre a brevidade da vida.

Évora, Portugal

Assim como as Catacumbas de Paris, que vimos neste post, essa capela foi construída com ossos de vários cemitérios. Algumas imagens assustam um pouco, e a intenção era realmente essa.

Évora, Portugal

Vaidade e soberba para quê? Se todos nós vamos terminar como o sujeito da imagem acima, não é mesmo? Em uma das paredes daqui está escrito: “Nós que aqui estamos por vós esperamos”. Ui!

Próximo à essa igreja está o…

Palácio de Dom Manuel

Évora, Portugal

Não se enganem com o tamanho do Palácio, a imagem acima é apenas da parte lateral.

Évora, Portugal

O Palácio de Dom Manuel foi mandado construir por D. Afonso V, que desejava ter um paço real fora do castelo para se instalar, uma espécie de casa de campo ou de férias. Esse espaço também foi habitado por D. Manuel I, D. e D. João III e Sebastião.

Évora, Portugal

Os jardins são muito bonitos e esse coreto é lindo!

Évora, Portugal

Há mais coisas para ver na cidade, como as Termas Romanas e o Aqueduto. Como ficam na Câmara Municipal, visita às Termas só é possível durante a semana. Fui num domingo. Quanto ao Aqueduto, ele é distante do centro da cidade, sendo mais viável o acesso por automóvel.

Évora, Portugal

Eis a prova de que estive em Évora.

Bula: Como ir à Évora

É fácil chegar a Évora a partir de Lisboa. Você deve pegar o metrô linha azul e descer na estação Jardim Zoológico. Ao lado dessa estação está o terminal rodoviário Sete Rios, onde há os ônibus da Rede Expressos fazem o trajeto Lisboa-Évora de hora em hora. O custo da passagem é de 25 euros ida/volta e a duração da viagem é de 1h45. Um bate-volta perfeito.

Rapidinhas

Achei curioso que no domingo, dia da semana em que visitei a cidade, o Museu de Évora é gratuito, mas igrejas como a Sé e a São João Evangelista têm entrada paga. Justamente no domingo, dia de missa? Não paguei para ir em nenhuma. Acho um absurdo, especulação não combina com religião. Ao menos não deveria combinar. Ainda bem que minha igreja são os museus.

Muito +

Veja o álbum fotográfico de Évora

Veja toda a série Luz de Lisboa